Mudanças estratégicas garantem crescimento da Mitsui Sumitomo mesmo na crise do Covid-19

Subsidiária local de um dos maiores grupos seguradores do Japão aposta na diversificação e capacitação da equipe para manter a rentabilidade com queda da Selic

A quarentena surpreendeu a todos. Quem já vinha se preparando para ser digital nos últimos anos, teve uma grata surpresa. “Ficamos orgulhosos de ver o resultado do nosso investimento em pessoas e em tecnologia. Isso fez toda a diferença neste momento de crise. Em poucos dias, a companhia se adaptou ao isolamento social, com os funcionários em homeoffice, sem qualquer prejuízo para operação, produção junto aos corretores e atendimento aos clientes”, conta o vice-presidente da Mitsui Sumitomo Seguros, Helio Kinoshita, ao blog Sonho Seguro. 

Sem ainda poder prever o que virá pela frente, uma vez que ninguém sabe quanto tempo isso tudo vai durar, o executivo tem uma certeza: este cenário de juros baixos vai prevalecer. Em junho, o Banco Central (BC) diminuiu, pela oitava vez consecutiva, os juros básicos da economia. A taxa Selic passou para 2,25% ao ano, com corte de 0,75 ponto percentual, com viés de nova baixa. O corte renovou o menor patamar histórico para a taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação. “Para as seguradoras, que sempre consideraram o ganho financeiro um fator importante na composição da rentabilidade, este cenário de juros baixo impõe o desafio de elevar ainda mais a eficiência operacional para compensar a perda da renda financeira”, diz Helio. 

Poder contar com o apoio da matriz, um dos maiores grupos seguradores do Japão, traz alívio ao Helio Kinoshita neste desafio. Desde o início do ciclo de baixa de juros, que saiu do patamar de 6,5% ao ano em junho de 2019, a Mitsui passou a priorizar o ganho de eficiência com o apoio da tecnologia para disputar novos nichos e regiões, bem para o treinamento de sua equipe, que conta hoje com 300 funcionários. Neste ano, o grupo passa a atuar com o seguro garantia, e também tem remodelado produtos, que passam a ter acesso digital e assim facilitar a vida dos corretores parceiros do grupo, que hoje somam mais de 10 mil. 

“Desde 2015 temos buscado a diversificação de produtos e aumentado a nossa atuação em novas regiões, o que contribui para a melhora da rentabilidade. O automóvel se mostra cada dia mais disputado, com margens apertadas e tendência de redução das vendas em virtude da queda de veículos zero, porém mantém e manterá ainda uma importância significativa no mix de produtos do setor. De 77% da nossa carteira há cinco anos, o automóvel hoje representa 50%”, conta. 

A aposta na equipe é outro pilar de sustentação para bons resultados. O grupo vem implementando, desde 2019, a filosofia Lean, definida como uma gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Ao longo das últimas décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. “Esta metodologia nos ensina muito a sair do padrão normal para impulsionar a operação. Nesta pandemia, pudemos perceber o efeito positivo deste conceito em nossa equipe e pudemos agir rapidamente para apoiar os funcionários do ponto de vista emocional, tendo o RH mais próximo ainda da equipe, promovendo eventos internos, pesquisas e convenções”, cita.

O resultado da dedicação da subsidiária para crescer de forma saudável pode ser mensurado no crescimento significativo das vendas, mesmo com as consequências do isolamento social. A Mitsui registrou R$ 234 milhões em vendas janeiro a maio deste ano, alta de 30% comparado ao mesmo período do ano anterior. Para se ter uma ideia de quao bom é este resultado, o setor registrou recuo de 1,1% de janeiro a abril, segundo dados da CNseg, a confederação das seguradoras. 

Na Mitsui Sumitomo Seguros, automóvel avançou 40%, Marine 69% e P&C 27% carteira positivamente influenciada pelo Agronegócios, que manteve bom desempenho desde o começo do isolamento social. “É um grande alívio chegar a uma pandemia de tal proporção fortalecido. Agimos rápido, com ações eficientes para apoiar nossos corretores na renovação de contratos mesmo diante da imprevisibilidade da economia e dificuldades financeiros de seus clientes”, comemora o executivo. Uma das facilidades para enfrentar tempos difíceis de Covid-19 é o Renova Fácil, uma ferramenta que agiliza o processo de renovação dos seguros de Automóvel, Residência e Empresa. O objetivo é manter as condições de aceitação, sem necessidade de vistoria ou inspeção, manutenção do prêmio igual ou inferior ao da vigência anterior, com pagamento em 10 vezes sem juros. 

“Certamente teremos desafio grande pela frente, com uma queda expressiva do PIB neste ano. Será um período que sentiremos a crise impactando a nossa produção negativamente. Estamos monitorando os índices de inadimplência diariamente, pois face às dificuldades financeiras das empresas e indivíduos, este monitoramento se faz necessário para equalizarmos esta situação aos corretores e clientes. Mas temos a base preparada para nos adaptar e aproveitar as oportunidades que toda crise traz”, finaliza o vice-presidente da subsidiária local de um dos maiores grupos seguradores do mundo. 

Doações – Ciente das dificuldades alheias, o grupo criou a campanha MSS Solidária, que uniu toda a equipe da Mitsui Sumitomo Seguros para ajudar às populações que se encontram em vulnerabilidade neste período de isolamento social. “Toda a nossa equipe fez uma arrecadação financeira e a MSS foi lá e dobrou!”, conta o executivo. O valor arrecadado foi transformado em mais de 400 cestas básicas e centenas de kits higiene para cinco organizações sociais que já são parceiras.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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