Parceria com corretores e serviços sob medida mantém vendas. “A Mitsui Sumitomo faz a diferença no momento que mais importa. Temos tido uma experiência bastante positiva e isto faz solidificar a parceria que temos”, afirmou Sérgio Caron, da corretora Marsh
Apesar da queda do volume de transporte de mercadorias a partir de março, período da pandemia Covid-19, a Mitsui Sumitomo Seguros registrou crescimento nas vendas de seguro transporte no primeiro semestre do ano. Segundo os últimos dados disponíveis da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado de seguros de transporte movimentou prêmios de R$ 1,39 bilhão de janeiro a maio deste ano, queda de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A Mitsui Sumitomo registrou um recuo menor comparado a média do mercado, de 3,9% até maio.
“Agimos rápido no apoio aos corretores e segurados, bem como buscamos parceria com novos profissionais de venda. Prevíamos avanço superior a 20% antes da pandemia. Refizemos as contas em março, e o resultado mostrava uma queda de 10% para 2020, período que ainda ninguém sabia qual a extensão da crise. Com o resultado obtido no primeiro semestre, com parcerias com novos corretores, revisamos nossa meta. Agora com a retomada das atividades da economia buscamos crescimento de 10% neste ano na carteira, comparado aos R$ 56.5 milhões de 2019”, contou Ricardo Henrique Beyer, superintendente de transportes da Mitsui Sumitomo, ao blog Sonho Seguro.
Segundo o executivo, dois fatores são primordiais para o bom desempenho da empresa em transporte: atendimento personalizado aos corretores e nichos de atuação. “A nossa parceria com os corretores tem como base a premissa de que a companhia é um só, ou seja, área técnica e comercial estão unidas para trazer bons resultados para todos e longevidade na parceria. Também atuamos em segmentos que não sofreram tanto com as restrições de circulação, como alimentação, higiene e limpeza e agronegócios, que juntas representam 50% da nossa produção em transporte. Esses segmentos não foram tão afetados como os ligados a veículos, por exemplo”, citou.
Sérgio Caron, da corretora Marsh, confirma que a parceria em momentos de sinistros determina o relacionamento de longo prazo com a seguradora. “Testemunhar a agilidade da equipe da seguradora Mitsui Sumitomo é um conforto que tem nos acompanhado desde março deste ano, quando a crise se intensificou. A “Authority” para solucionar impasses é outro ponto chave. Capacidade para solução dos desvios, dos problemas também são pontos fortes considerados por nós. A pandemia foi de alcance global e, neste sentido, um grande sucesso das parcerias passa pela nossa razão de ser: de servir, muito bem, juntos, nossos clientes finais. Atender, com primazia, nossa carteira de clientes é o grande fator para tornar sólida nossa parceria. Aportarmos o que há de melhor em nossas empresas, em prol do sucesso dos clientes”, disse.
O corretor citou um case interessante. “Em transportes, não é raro nos depararmos com sinistros “complexos” ou que tragam elementos com mais de uma interpretação possível. No caso pontual, envolvendo uma importação de máquina, tivemos falhas de um terceiro, em uma das etapas críticas do transporte. Com alguns minutos de conversa, Ricardo Beyer trouxe uma contraproposta muito interessante, que foi prontamente aceita pelo nosso cliente, permitindo visibilidade do fluxo de caixa do nosso segurado”, contou Caron. “O Transporte costuma não esperar: neste sentido, agilidade para se preparar documentos, certificados, cartas, declarações, endossos e similares tem grande valia. A Mitsui Sumitomo tem apoiado nossos clientes, neste sentido. É querer fazer a diferença no momento que mais importa. Temos tido uma experiência bastante positiva e isto faz solidificar a parceria que temos”, afirmou.
A expectativa é de que o segmento de transporte seja afetado negativamente neste ano, pois está diretamente conectado com o PIB da economia. “Depois das perdas com a greve dos caminhoneiros em 2018, a grande dúvida em 2019 era sobre o desempenho das importações e exportações de insumos da China, diante das brigas entre EUA e China. Mas a pandemia veio e atingiu todos os países e quase todos os segmentos da economia”, comenta.
Entre os desafios para que o setor de seguro transporte cresça, Bayer cita a necessidade de se desenvolver mais a cultura de seguro no Brasil. “Mostrar ao empresário as vantagens deum amplo e abrangente programa de seguros aliando técnicas de gerenciamento de risco contribuindo para a mitigação de perdas e proteção financeira, preservando o ativo dos grupos empresariais”, ressaltou.