Série “O que mudou com o Covid-19”: Porto Seguro

O blog Sonho Seguro fez um levantamento sobre como as seguradoras têm lidado com as consequências da crise do novo coronavírus. A quinta entrevista desta série foi com Roberto Santos, presidente da Porto Seguro.

Quais as ações de voluntariado das seguradoras em tempos de isolamento (diferente de ações sociais)? 

O voluntariado da Porto Seguro, composto por colaboradores da empresa, está em isolamento desde o início da pandemia como forma de preservá-los e também preservar as pessoas que são atendidas por eles.

Participam de algum grupo de doadores? Quais? Detalhe 

A empresa não está participando de grupo de doadores. Está escolhendo e fazendo suas próprias doações.

Qual a experiência de áreas tradicionalmente fixas no escritório, agora em home office (sinistros, operações, etc)? 

O que orientamos neste momento é que apenas o contato presencial seja encerrado, para a segurança dos nossos colaboradores, parceiros e clientes. Diante disso, seguindo recomendações das autoridades públicas, suspendemos temporariamente o atendimento presencial no Complexo Matriz, Sucursais, Centros Automotivos Porto Seguro e Centros de Atendimento Rápido em São Paulo, capital.  Identificamos a necessidade de proteger nossos colaboradores e colocamos em prática um plano de home office integral para 95% da companhia. A principal questão seria como embarcar a tecnologia para que a operação funcionasse exatamente da mesma maneira. E conseguimos. Não tivemos problemas para essa implementação devido aos investimentos que fizemos em tecnologia nos últimos anos.  Na Porto Seguro mais de 3 mil funcionários da companhia já atuavam em home office integral antes desta pandemia. Todos os serviços permanecem disponíveis. Os serviços de socorro e emergenciais (até mesmo para residências) têm liberação para funcionar normalmente, por isso, estamos atendendo os casos com as devidas precauções.  

Como as empresas estão mantendo a proximidade das equipes e se comunicando em tempos de isolamento com funcionários?

Entre as equipes internas a comunicação tem se dado de maneira direta e nos canais já conhecidos para conferências, para realização de calls, reuniões ou para chamadas rápidas.  Comunicamos, de forma transparente, sobre os nossos esforços no lançamento de iniciativas e a importância de que todos os corretores sigam assistidos, bem como os funcionários e prestadores. Por isso, deixamos espaço para que todos contribuam com sugestões e opiniões. A ideia é mostrar que seguimos atuando normalmente, apesar dessa nova rotina. Quanto a iniciativas para colaborar com a saúde física e mental dos funcionários, fornecemos dicas de home office e saúde mental, para que todos sejam orientados de como lidar com esse momento novo para todos; dicas de ergonomia para que saibam como lidar com a saúde física; dicas de prevenção e cuidados com a saúde, incluindo cuidados para a não propagação do coronavírus. Fizemos palestra para os líderes e uma Live com um médico especialista com informações sobre a doença; intensificamos o canal Serviço Alô Saúde para tirar dúvidas sobre a doença; também temos o programa Fique Bem, que está preparado para dar suporte aos colaboradores e seus familiares que tiverem com problemas ligados à saúde mental e nossos assistentes sociais estão à disposição para dar apoio emocional por telefone.  

E com os Corretores?

Para os corretores a companhia tem atuado em diversas frentes para garantir que as pessoas continuem protegidas, assim como os seus bens. O principal canal de comunicação da Porto Seguro com eles continua sendo a recém-lançada rede social (via Instagram) Corretor é Para Sempre,  o Portal Corretor Online, onde divulgamos as informações mais importantes, notícias e orientações. Além desse, temos outras plataformas e ferramentas de comunicação: ampliação dos serviços oferecidos pelo app do Corretor Online, Porto Educ (plataforma de treinamento da companhia), Corretor 2.0 (ferramenta que ajuda os Corretores a gerenciarem a sua própria carteira de clientes), e PromoDigital (ferramenta online que fornece materiais promocionais personalizados para os Corretores). 

Como minimizar o impacto nas vendas neste momento: campanhas, treinamentos on-line, incentivo de vendas, visitas virtuais. 

Neste momento, adotamos condições especiais para alguns produtos com o objetivo de garantir que as pessoas continuem protegidas, assim como os seus bens. Abaixo os exemplos de iniciativas para beneficiar clientes e corretores, que adotamos para este período agudo da pandemia (abril e maio). 

1 – Por excepcional liberalidade em função da crise, a Porto Seguro decidiu manter os preços do ano anterior nas renovações dos seguros de Automóvel; Residência; Condomínio e Empresarial. 

2 – Implementamos a forma de pagamento de 10x sem juros para os seguros automóvel no cartão de crédito de todas as bandeiras pelo prazo de 30 dias contados a partir de 02/04, somente para renovações do Grupo Porto Seguro; 

3 – Linha de empréstimos com taxas subsidiadas para Corretores cadastrados (capital de giro) de até R$ 30 mil com carência de até 90 dias.  

Também estamos com campanhas de mídia no ar e seguimos com treinamentos online para corretores.

Com o distanciamento, eventos presenciais estão proibidos. Poderão ser online? Se já estão agendados, passar mais detalhes 

Assim como todo o mercado, ainda estamos analisando todas as demandas e possibilidades. O que podemos ressaltar é que por agora o contato presencial foi suspenso temporariamente e recomendamos o uso das tecnologias disponíveis para a realização dos encontros que forem fundamentais. Estão sendo realizadas remotamente palestras, lives, salas virtuais e treinamentos – para corretores e funcionários.  

 
Que tipo de ações acreditam que o governo poderia endereçar para ajudar o setor segurador? 

Entendemos que o Governo deveria olhar para o mercado segurador com mais carinho e atenção, face a importância da nossa função de proteção para a sociedade. Em todo mundo, a Industria de Seguros exerce papel preponderante na economia dos países. Uma agenda constante de comunicação e de maior proximidade seria muito bem-vinda.

Diante das dificuldades sociais, há alguma ação junto a clientes para mitigar riscos de desordem social?

Entre as principais dificuldades desse momento, entendemos que as pessoas precisam de soluções práticas que ajudem a resolver algumas questões sem sair de casa para evitar aglomerações nas ruas. Para ajudar, estamos nos movimentando para estar presente no dia a dia das pessoas com produtos de serviços e condições especiais que tornem essas soluções cada vez mais acessíveis e, assim, colaboramos para que as pessoas continuem em casa mesmo diante de um imprevisto. Neste momento, as pessoas querem ter a certeza de que podem confiar e contar com as marcas no qual tem algum tipo de vínculo. E para apoiar os nossos clientes e estabelecer essa comunicação, estamos concentrando nossos esforços em diversas frentes, investindo no diálogo, priorizando o atendimento humanizado e ainda, reforçando o uso dos canais digitais. 

Há recomendações sobre os riscos de retomada das atividades? Quais? 

O risco é que a contaminação continue crescendo após a flexibilização, por isso é importante continuar colocando em prática as orientações transmitidas pelas autoridades públicas de modo a preservar a saúde de nossos públicos.

A crise abre oportunidades. Há interesse em aquisições que possam surgir no pós covid? 

Formado por 27 empresas que atuam nos mais diversos ramos, o grupo Porto Seguro está sempre atento às movimentações, consolidações, tendências e oportunidades surgidas nos mercados em que atua.  Estamos otimistas especialmente com o segundo semestre, no qual o setor deve ampliar a atuação em diversos segmentos de não seguro. Vamos lançar novas coberturas, produtos na área de serviços e sustentáveis, para atender diversas demandas de clientes e também do mercado. A Porto Seguro é uma empresa consolidada e isso nos dá segurança para enfrentar esse cenário e todos os seus reflexos, e também estudarmos futuros riscos. Inevitavelmente a economia será impactada pela pandemia. Temos a segurança para enfrentar esse momento, mas também nos proporciona olhar para o agora com calma e estudarmos futuros riscos. Entendemos que ainda é muito cedo para falarmos com precisão sobre os reflexos, logo estamos apontando tendências iniciais.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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