Preço do seguro avança 6% no primeiro trimestre, segundo pesquisa mundial da Willis Towers Watson

“Durante o primeiro trimestre de 2020, vimos uma continuação de aumentos substanciais de preços por excesso/cobertura em responsabilidade de diretores e executivos”

Fonte: Business Insurance

As alterações agregadas nos preços dos seguros comerciais superaram 6% no primeiro trimestre, em comparação com o período do ano anterior, de acordo com a Willis Towers Watson PLC’s Commercial Lines Insurance Pricing Survey, divulgada na 2ª feira (08).

Foi o segundo trimestre consecutivo em que as alterações agregadas de preços relatadas pelas seguradoras excederam 6% e continuaram com uma tendência firme nos últimos trimestres, disse a Willis.

Os preços subiram quase 2% nos quatro trimestres de 2018 e no primeiro trimestre de 2019, subindo para quase 4% no segundo trimestre, quase 5% no terceiro trimestre e, finalmente, para mais de 6% nos últimos dois trimestres. 

Os dados para quase todas as linhas indicaram aumentos de preços significativos no primeiro trimestre. Os maiores aumentos ocorreram nas linhas de responsabilidade excedente/ abrangente e de responsabilidade de diretores e executivos, ambas com “aumentos significativamente acelerados nos últimos três trimestres”, disse Willis.

A cobertura comercial de Automóveis subiu quase ou acima de dois dígitos pelo 10º trimestre consecutivo, enquanto a cobertura de Propriedades registrou aumentos de quase dois dígitos pelo quarto trimestre consecutivo, informou a Willis.

Os aumentos de preços das Linhas Especiais no agregado ficaram acima de dois dígitos pelo segundo trimestre consecutivo, conforme a empresa.

Apenas a remuneração dos trabalhadores caiu, “embora as reduções tenham diminuído um pouco em cada um dos últimos cinco trimestres”, informou a Willis.

As alterações de preço relatadas foram mais discretas para pequenas contas comerciais, mais altas para contas do mercado intermediário e aproximavam-se de dois dígitos para grandes contas.

“Durante o primeiro trimestre de 2020, vimos uma continuação de aumentos substanciais de preços por excesso/cobertura em responsabilidade de diretores e executivos”, disse Alejandra Nolibos, diretora sênior de consultoria e tecnologia de seguros da Willis Towers Watson, em comunicado divulgado com o relatório.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS