O estudo cita que o surto de COVID-19 provavelmente prejudicou a atividade de investimento, mas disse que é “muito cedo para dizer qual o impacto de longo prazo
Mais negócios de insurtech foram concluídos no primeiro trimestre, em comparação com o período do ano anterior, mas o financiamento geral caiu 54%, para US $ 912 milhões, em meio à pandemia de coronavírus, de acordo com o Quarterly InsurTech Briefing de Willis Towers Watson, divulgado segunda-feira.
As 96 transações concluídas no primeiro trimestre marcaram um ganho de 10% em relação ao ano anterior, com a queda no financiamento geral atribuída, em parte, a menos transações relevantes.
O primeiro trimestre de 2020 não registrou rodadas de financiamento de “unicórnios” de US$ 1 bilhão ou mais e apenas uma “mega-rodada” – a edição de US$ 100 milhões da Série D da PolicyGenius, segundo o relatório.
Insurtechs focadas em seguros de bens e responsabilidade civil aumentaram sua participação no financiamento total para 83%, a maior lacuna com financiamento de vida e saúde desde o terceiro trimestre de 2016, informou o relatório. As startups com foco na distribuição de apólices estiveram entre as mais importantes rodadas no primeiro trimestre deste ano.
Das 96 transações realizadas neste trimestre, 75% envolveram insurtechs focadas em seguro gerais, segundo o relatório. Os Estados Unidos responderam por 57% dos negócios do primeiro trimestre, o Reino Unido 11%, o Canadá 6% e a China 5%.
O relatório cita que o surto de COVID-19 provavelmente prejudicou a atividade de investimento, mas disse que é “muito cedo para dizer qual o impacto de longo prazo que a pandemia pode ter na nas insurtechs ao redor do mundo. Seria muito fácil sugerir que este é o começo da ladeira descendente.”
“Está claro que o COVID-19 teve um impacto material em investimentos posteriores, e as seguradoras e resseguradoras estão retraidas”, disse Andrew Johnston, chefe global de insurtech na Willis Re. “Apesar da grande porcentagem de queda neste trimestre em comparação com a anterior, ainda estamos vendo uma quantidade enorme de atividade nas rodadas de financiamento em estágio inicial, em um número muito grande de negócios”.
Leia o estudo completo no link acima.