O presidente Donald Trump anunciou na última terça-feira que cerca de 200 executivos, acadêmicos e especialistas formarão “Grandes Grupos da Indústria de Renascimento Econômico Americano” para ajudar a economia dos EUA a se recuperar do surto de coronavírus. Representando o mercado segurador está Even Greenberg, CEO da Chubb.
Em teleconferência, os executivos de vários segmentos, disseram ao presidente Trump que testes expandidos de coronavírus e medidas apropriadas de distanciamento social são cruciais para reabrir a economia.
“Acho que todos tinham em comum a noção de protocolos de teste e de distanciamento social que são essenciais para a segurança e confiança da flexibilização da quarentena”, disse Greenberg à Fox Business Network. “Essa foi provavelmente a principal recomendação do grupo ao presidente”, disse ele.
Trump deve divulgar novas orientações para os estados sobre como eles podem começar a reabrir o comércio e relaxar as diretrizes de distanciamento social, se for seguro fazê-lo.
Veja o vídeo no link
Na quinta-feira, dia 17, depois de ouvir o grupo de empresários, Donald Trump afirmou que os estados terão autonomia para decidir sobre o momento de relaxamento das medidas de distanciamento social, embora, na sua opinião, 29 deles já cumpririam os requisitos para iniciar o processo. Após cogitar recentemente a data de 1° de maio como marco de reabertura do país, o presidente americano preferiu não se comprometer ontem com nenhum prazo específico, embora tenha dito que “estamos adiantado.”. As diretrizes divulgadas pela Casa Branca exigem um período de 14 dias de queda em novos casos de Covid-19 para começar a abertura, que será feita em três etapas. “Não vamos abrir tudo de uma vez”, disse Trump.