Com a criação da SIS Mobile e da Neo Business Solution, o Grupo SIS completa a plataforma de tecnologia para o mercado segurador
O Grupo SIS Soluções, que provê soluções de venda, pós-venda e regulação de sinistros para os mercados segurador e varejista, comemora crescimento de 9% em 2019, mantendo a trajetória de expansão dos últimos anos, segundo contou o presidente da companhia, Paulo Peret, ao blog Sonho Seguro. O grupo já conta com nove clientes de seguros, com uma média de 90 mil processamentos de vendas e 20 mil sinistros atendidos mensalmente.
Além de manter clientes de peso como Bradesco, Mapfre, Mitsui, Sura, Zurich, entre outros, o grupo conquistou a seguradora italiana Generali, o que alavancou o crescimento e abriu novas perspectivas para o futuro. “Passamos a auxiliá-la no processo de captação de vendas até a regulação do sinistro, abrindo ainda mais oportunidades de crescer com a parceria”, afirma Peret.
Outro ponto importante para o crescimento da SIS foi dar vida própria a duas unidades de negócios, a SIS Mobile e a Neo Business Solution. A SIS Mobile é especializada em soluções para celulares, que incluem reparo do aparelho, venda de acessórios, suporte técnico e gestão de aparelhos novos e remanufaturados, que conta com garantia de seis meses, o dobro da ofertada pelos concorrentes de mercado. Também integra o portfólio de soluções o programa de buy back presente e futuro, serviço inovador que fideliza o consumidor ao oferecer desconto na troca do aparelho usado por um novo.
A SIS apostou na tecnologia para disponibilizar, através do seu portal, um markeplace personalizado, para cada seguradora, onde o cliente escolhe o produto para reposição. “Nossa preocupação está em tornar a experiência do cliente mais positiva, sobretudo no momento delicado de uma perda”, afirma o executivo.
“Esse negócio tem potencial para caminhar sozinho, mas com total sinergia com a operação da SIS Serviços, que está focada em regulação de sinistros e atendimento ao consumidor. Além dos ganhos que vamos capturar com essa empresa, estamos propiciando maior rentabilidade às seguradoras clientes”, afirma Peret.
Outra novidade é a Neo Business Solution, plataforma de soluções focada nos segmentos de seguros e varejo que tem como proposição de valor desenvolver produtos e serviços que contribuam para a conversão de venda de seguros massificados, como roubo e furto de celular, garantia estendida, acidentes pessoais, prestamista, entre outros. “Com a criação da Neo Business Solution o Grupo SIS torna-se a mais completa plataforma tecnológica do mercado, oferecendo soluções que vão da venda de seguro à liquidação completa do sinistro, nos mais variados ramos de seguros de forma 100% digital”, conta Marcello Diorio, vice-presidente do Grupo SIS e responsável pela Neo Business Solution.
Outro nicho de negócio com grande potencial de expansão é o serviço que envolvem danos elétricos no seguro residencial. Trata-se de um nicho de mercado que já é sucesso em outros países há uma década e que no Brasil começa a se consolidar. Além de indenizar o cliente, A SIS faz o serviço de reparo ou substituição do equipamento, evitando que o cliente tenha de correr atrás de orçamentos. Tem companhias que pedem até três orçamentos para autorizar o conserto do equipamento.
“Antes, só havia regulação de mesa – orçamento e indenização. Hoje, o mercado entende que o reparo e a substituição são soluções mais interessante para todos. O consumidor tem o problema resolvido com mais comodidade e a seguradora aumenta a rentabilidade da carteira, graças à redução do custo médio e mitigação de fraudes. Aumentamos em 400% o volume de sinistros administrados”, comenta Peret. Segundo ele, o custo médio do sinistro recuou mais de 20% e houve significativa redução das fraudes. Com essa proposta de valor, além da Mitsui, Bradesco e Mapfre passaram a ser clientes também nesse ramo e há outras operações para iniciar.
Peret lembra ainda que linhas tradicionais como Garantia Estendida e Proteção Financeira também cresceram e o produto de Roubo e Quebra Acidental está ganhando cada vez mais relevância, puxado pela percepção de risco e pelo incremento da venda de novos e pela expansão do mercado de seminovos.
Para 2020, o grupo já tem no forno diversos produtos e serviços para alavancar o crescimento. “Se 2019 foi bom, 2020 e os anos seguintes serão melhores ainda”, diz Peret com grande empolgação com os planos futuros do grupo. “Todos eles têm a concepção de facilitar a vida dos nossos clientes, aderentes às necessidades dos negócios, como encantar o cliente final, reduzir custos e mitigar fraudes”, diz.
No alvo da SIS estão seguradoras, corretores, bancos digitais, plataformas de investimentos e redes varejistas para as quais oferece uma solução completa e digital para a comercializar e distribuir produtos de seguros, que vão desde a apresentação, precificação, cobrança, emissão de certificado, gestão e atendimento dos sinistros. “Nosso propósito é buscar solução para o mercado se rentabilizar, dando suporte para seguradoras que queiram entrar em novos mercados.
O otimismo de Peret vem tanto das projeções de economistas para 2020, de que a economia do país vai trilhar um caminho melhor do que 2019, bem como pelo potencial ainda a ser explorado em todos os segmentos de seguros devido ao baixo consumo per capita. “Os economistas afirmam que o próximo ano será mais positivo. Com crescimento do PIB, tudo se movimenta e seguros geralmente tem um ritmo mais intenso, pois há muitas oportunidades para explorar dentro dos segmentos como residencial, auto, condomínio e seguros massificados, principalmente com o produto celular, com mais de 220 milhões de aparelhos que já compõem esse mercado. Ainda tem muita solução para ser desenvolvida no campo de aparelhos usados com inovação e tecnologia”.
Segundo ele, quando o consumidor compra um celular novo, o vendedor já oferece a possibilidade de dar o usado para obter desconto. O empenho da SIS, que já atua neste segmento de usados na Novo Mundo e Ricardo Eletro, é agregar mais tecnologia para evitar que o vendedor perca tempo na negociação. Além do varejo, as seguradoras têm colocado como opção nas apólices a reposição de aparelhos remanufaturados. “Eles ficam novos, tem todas as características de um aparelho novo, com garantia de seis meses, o dobro da oferta que concorrentes oferecem”, afirma.