Carlos Alberto de Paula retorna ao mercado como diretor da FenaPrevi

Carlos Alberto de Paula retorna ao mercado segurador, agora como diretor da Federação Nacional das Empresas de Previdência Aberta (FenaPrevi). Ele chega para apoiar o setor em um momento de grandes transformações do mercado de previdência aberta no Brasil.

A aposta dos especialistas é que aquele mundo fácil, de ganhar rendimentos sem esforço em renda fixa, ficou para trás. Com taxas de juros declinantes, todos terão de se empreender, empresas e investidores, para remunerar o capital investido no longo prazo. Esse movimento já é nítido no mercado, tanto por parte das aplicações das empresas como dos participantes.

O executivo é bacharel em Direito e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atua há mais de 25 anos na área de seguros e previdência complementar. Passou pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC), foi diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e ocupou a vice-presidência de Pessoas e Marketing do Irb, compondo a equipe que conduziu o processo de desestatização da empresa.

Veja abaixo a entrevista concedida ao blog Sonho Seguro:

Você chega a Fenaprevi num momento marcante para a previdência no Brasil…

Após 35 anos de trabalho, dos quais 25 dedicados ao ambiente securitário e previdenciário, sinto-me honrado em ter recebido o convite efetuado pela Federação. Abro um novo ciclo em minha trajetória profissional e estou motivado com essa ideia. Os executivos da Fenaprevi são profissionais altamente qualificados, líderes em suas organizações e têm muita clareza acerca dos rumos da indústria para os próximos períodos. O presidente Jorge Nasser é um difusor dessa visão. Então o conjunto da obra gera uma esfera muito positiva sobre os projetos que estão em curso bem como sobre as novas agendas.

Quais suas expectativas para o futuro?

Vivemos um momento singular no ambiente previdenciário, talvez como poucos na história da sociedade brasileira, em função da combinação de fatores sociais, demográficos, políticos e econômicos. A Reforma da Previdência, levando-se em consideração a inclusão dos estados e municípios, irá caracterizar o ajuste mais profundo e amplo já efetuado no setor. Com a aprovação da reforma da Previdência será inaugurada uma agenda que efetivamente passará a fazer parte das pautas mais relevantes para a sociedade. Isso porque nas próximas duas ou três décadas nós brasileiros iremos envelhecer rapidamente. A sociedade ficará mais madura e isso trará significativos desafios.

Há também a urgência em pulverizar a educação financeira…

Sim, principalmente devido às mudanças promovidas nas relações de trabalho, à nova carga tecnológica que já mostrou a que veio e ao perfil das gerações Y e Z, que se estabeleceram com um “mind set” radicalmente diferente dos baby boomers e da geração X, a qual eu pertenço. Esse cenário desafiará a todos, Estado e Sociedade Civil, no sentido de sinergicamente abrirmos novas rotas e até inovarmos de forma disruptiva de modo a gerar manter o interesse dos cidadãos em relação aos modelos de proteção social oferecidos. Trabalhar nesse tipo de agenda é estimulante! Há muita coisa a ser feita e a Fenaprevi tem a honrosa missão de ajudar a sociedade nesse caminho!

Uma frase:

Criamos o futuro e inspiramos as pessoas!

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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