O vice-presidente da Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR) e risk manager da Suzano, Rodrigo Avila, participou da 11ª Conferência Internacional da Brokerslink, de 16 a 18 de outubro, em Bordeaux, França. Na pauta, a política de preços e reajustes do mercado segurador.
Na opinião de Avila, “o setor de seguros como um todo, especialmente em P&C, tem sofrido importantes elevações de taxas nos últimos dois anos. A nossa avaliação é de que estamos entrando em um novo cenário de precificação muito influenciado pelas recentes catástrofes naturais que têm atingido especialmente Estados Unidos e Ásia”.
Ele completa: “como as seguradoras e resseguradoras possuem um sistema de precificação global, acabamos tendo reflexos negativos no Brasil. Diante disso, é necessária uma evolução na modelagem de preços, ampliando a importância da gestão de riscos e sinistralidade local quando da formação do prêmio. É muito complexo explicar ao board de qualquer companhia que o valor que se paga está sendo impactado por fatores externos”.
A política de reajuste de preços das seguradoras faz parte da programação da EXPO ABGR 2019, que será realizada em 12 e 13 de novembro, no WTC São Paulo.