Nova ferramenta oferece de maneira integrada seguro, crédito, previdência e fundos
O jornal Valor Econômico informa na edição desta segunda-feira que a Porto Seguro lança hoje a plataforma Conquista, na qual vai reunir seguros, financiamentos, cartão de crédito, consórcio, previdência e investimentos. A solução vai permanecer aberta apenas a funcionários da holding até 7 de outubro, quando haverá o lançamento oficial.
A novidade é que, além de engajar os corretores de seguros, a companhia quer atrair também os agentes autônomos. A proposta é que, por meio da ferramenta, os profissionais possam administrar toda a vida financeira do cliente. Seria uma atuação semelhante a que os próprios escritórios de agentes autônomos já fazem com investimentos a partir de ambientes digitais de corretoras e bancos, como XP, Guide e BTG Pactual.
“A Porto já tem um portfólio de produtos financeiros quase equivalente a de um banco comercial”, afirma Rivaldo Leite, diretor geral de produção do grupo ao Valor. “A plataforma integra essa oferta e permite que um corretor ou um agente tenha à disposição um conjunto completo de soluções para as necessidades de curto e de longo prazo de qualquer um”, acrescenta.
Conforme Marcelo Picanço, diretor-geral de seguros e investimentos, a partir do novo ambiente digital, tanto corretores quanto agentes autônomos poderão vender produtos que não têm à disposição em outros canais. “O agente, por exemplo, poderá oferecer consórcio, crédito, cartão e seguros para estruturar de maneira mais completa a realização do objetivo do cliente, seja uma viagem ou a aposentadoria e, do mesmo modo, o corretor terá à disposição fundos de dezenas de gestoras e previdência para montar uma carteira.”
Picanço explica que a área de investimentos e previdência da plataforma é aberta e hoje reúne mais de 60 fundos de 20 gestoras, incluindo os da própria Porto. “Para lançar a ferramenta, quintuplicamos a nossa oferta de fundos”, reforça o diretor.
O nome Conquista remete a um ambiente no qual a pessoa pode planejar e concretizar os objetivos de vida. “Nossa ideia é ter uma plataforma que parte da necessidade do cliente e não de um foco na oferta de produtos; a pessoa vai nos dizer o que quer, por exemplo, adquirir um automóvel, comprar uma casa, viabilizar uma viagem ou complementar a renda no futuro”, diz Picanço. O sistema conta com uma camada de inteligência artificial que simula os caminhos para alcançar a meta “e os produtos serão o meio para isso”.
De acordo com Leite, o papel do corretor e do agente autônomo passa a ser fundamental nesse formato. “Os intermediadores vão ter um ‘banco portátil’ para atender o cliente. São eles quem vão fazer o efetivo acompanhamento do avanço desse objetivo, que vão cuidar do usuário. É uma atuação mais consultiva e de relacionamento efetivo com as pessoas”, afirma.
O executivo explica que a plataforma traz uma aplicação “inédita” da inteligência artificial para uso dos intermediadores. Os “robot advisors”, ou seja, os consultores robôs, vão acompanhar o comportamento do cliente e fornecer ao corretor ou ao agente recomendações para ajustar carteira ou ainda corrigir alguma recomendação. “Por exemplo, é relativamente comum a pessoa autodeclarar ter mais tolerância ao risco, mas, em toda queda mais acentuada de bolsa, resgatar seu investimento, então, o sistema identifica essa discrepância e indica algumas ações.”
A Porto já estuda uma segunda fase. “No momento, a oferta é só de fundos, mas queremos incluir a opção de o cliente investir diretamente em papéis e atuar como corretora”, diz o diretor de investimentos. Segundo Picanço, “não descartamos, no futuro, se fizer sentido, nos tornarmos um banco” para oferecer mais produtos, especialmente de crédito. Para o executivo, a plataforma é um ambiente em constante evolução e vai oferecer cada vez mais produtos. “Nada impede, por exemplo, que a gente faça parcerias para oferta de crédito imobiliário no futuro ou alguma outra solução”, diz.
A Conquista também vai oferecer um programa de relacionamento com pontuação. O usuário poderá resgatar os pontos para a aquisição de seguros e serviços, além dos programas parceiros do cartão de crédito, como milhas aéreas e outros produtos.