Porto Seguro entra na briga das plataformas, destaca o Valor Econômico

Nova ferramenta oferece de maneira integrada seguro, crédito, previdência e fundos

O jornal Valor Econômico informa na edição desta segunda-feira que a Porto Seguro lança hoje a plataforma Conquista, na qual vai reunir seguros, financiamentos, cartão de crédito, consórcio, previdência e investimentos. A solução vai permanecer aberta apenas a funcionários da holding até 7 de outubro, quando haverá o lançamento oficial.

A novidade é que, além de engajar os corretores de seguros, a companhia quer atrair também os agentes autônomos. A proposta é que, por meio da ferramenta, os profissionais possam administrar toda a vida financeira do cliente. Seria uma atuação semelhante a que os próprios escritórios de agentes autônomos já fazem com investimentos a partir de ambientes digitais de corretoras e bancos, como XP, Guide e BTG Pactual.

“A Porto já tem um portfólio de produtos financeiros quase equivalente a de um banco comercial”, afirma Rivaldo Leite, diretor geral de produção do grupo ao Valor. “A plataforma integra essa oferta e permite que um corretor ou um agente tenha à disposição um conjunto completo de soluções para as necessidades de curto e de longo prazo de qualquer um”, acrescenta.

Conforme Marcelo Picanço, diretor-geral de seguros e investimentos, a partir do novo ambiente digital, tanto corretores quanto agentes autônomos poderão vender produtos que não têm à disposição em outros canais. “O agente, por exemplo, poderá oferecer consórcio, crédito, cartão e seguros para estruturar de maneira mais completa a realização do objetivo do cliente, seja uma viagem ou a aposentadoria e, do mesmo modo, o corretor terá à disposição fundos de dezenas de gestoras e previdência para montar uma carteira.”

Picanço explica que a área de investimentos e previdência da plataforma é aberta e hoje reúne mais de 60 fundos de 20 gestoras, incluindo os da própria Porto. “Para lançar a ferramenta, quintuplicamos a nossa oferta de fundos”, reforça o diretor.

O nome Conquista remete a um ambiente no qual a pessoa pode planejar e concretizar os objetivos de vida. “Nossa ideia é ter uma plataforma que parte da necessidade do cliente e não de um foco na oferta de produtos; a pessoa vai nos dizer o que quer, por exemplo, adquirir um automóvel, comprar uma casa, viabilizar uma viagem ou complementar a renda no futuro”, diz Picanço. O sistema conta com uma camada de inteligência artificial que simula os caminhos para alcançar a meta “e os produtos serão o meio para isso”.

De acordo com Leite, o papel do corretor e do agente autônomo passa a ser fundamental nesse formato. “Os intermediadores vão ter um ‘banco portátil’ para atender o cliente. São eles quem vão fazer o efetivo acompanhamento do avanço desse objetivo, que vão cuidar do usuário. É uma atuação mais consultiva e de relacionamento efetivo com as pessoas”, afirma.

O executivo explica que a plataforma traz uma aplicação “inédita” da inteligência artificial para uso dos intermediadores. Os “robot advisors”, ou seja, os consultores robôs, vão acompanhar o comportamento do cliente e fornecer ao corretor ou ao agente recomendações para ajustar carteira ou ainda corrigir alguma recomendação. “Por exemplo, é relativamente comum a pessoa autodeclarar ter mais tolerância ao risco, mas, em toda queda mais acentuada de bolsa, resgatar seu investimento, então, o sistema identifica essa discrepância e indica algumas ações.”

A Porto já estuda uma segunda fase. “No momento, a oferta é só de fundos, mas queremos incluir a opção de o cliente investir diretamente em papéis e atuar como corretora”, diz o diretor de investimentos. Segundo Picanço, “não descartamos, no futuro, se fizer sentido, nos tornarmos um banco” para oferecer mais produtos, especialmente de crédito. Para o executivo, a plataforma é um ambiente em constante evolução e vai oferecer cada vez mais produtos. “Nada impede, por exemplo, que a gente faça parcerias para oferta de crédito imobiliário no futuro ou alguma outra solução”, diz.

A Conquista também vai oferecer um programa de relacionamento com pontuação. O usuário poderá resgatar os pontos para a aquisição de seguros e serviços, além dos programas parceiros do cartão de crédito, como milhas aéreas e outros produtos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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