Banco Carrefour lança marketplace de seguros

Cerca de 15 seguradoras foram convidadas no inicio do ano para participar desta primeira etapa do projeto e três já foram selecionadas: Porto Seguro, Assurant e Previsul. Outras já devem entrar com produtos na plataforma ainda neste ano: MetLife, Zurich e Chubb, além da Cardif

O Banco Carrefour, que priorizou a jornada digital como peça fundamental do plano de transformação do grupo e tem como meta assumir a liderança no e-commerce de alimentos no Brasil no médio prazo, almeja o mesmo em seguros. Anuncia nesta semana o lançamento de seu marketplace de seguros.

Quem está a frente deste projeto é Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour, que atuou anteriormente como diretor comercial da Smiles. “O mercado de seguro deve ganhar bastante tração com a revolução digital. Vamos começar a testar a elasticidade do cliente ao preço e aos produtos e fazer as mudanças necessárias para sermos um dos principais playeres do mercado”, diz ele ao blog Sonho Seguro.

Para ter sucesso, Mauad sabe que é preciso investir na experiência do cliente. Vender algo que não seja aderente às necessidades ou demorar para atender o consumidor em um momento de perda são peças descartadas pelo executivo. Seguros traz gorda rentabilidade e fideliza clientes, dois atributos que despertam a atenção das instituições financeiras e das redes de varejo que mergulham em projetos para comercializar produtos e serviços, como recentemente noticiaram BTG, XP, Inter, fintechs de crédito entre outros.

Segundo Mauad, o principal vetor do projeto é investir na disseminação da cultura de seguro. “Queremos conscientizar as pessoas da importância de ter uma proteção financeira e ofertar produtos e serviços que eles escolham de acordo com suas necessidades e usem. Os produtos são modulares e ele escolhe o que coloca na cesta. Para ele escolher, será empodeirado. Teremos um portal dedicado para educá-lo”.

O executivo explica que a plataforma é destinada a clientes e não clientes dos cartões Carrefour e Atacadão. As vendas de seguros em lojas e pela central de atendimento continuam com exclusividade da seguradora francesa Cardif, que movimenta cerca de R$ 300 milhões anuais, com a oferta de cerca de uma dúzia de produtos.

Cerca de 15 seguradoras foram convidadas no inicio do ano para participar desta primeira etapa do projeto e três já foram selecionadas: Porto Seguro, Assurant e Previsul. As apólices ofertadas neste primeiro momento são eletroportáteis, acidentes pessoais e residencial.  “A medida que formos testando e ajustando a oferta à demanda, vamos incluir novas seguradoras ou mesmo a substituir parceiros, se for o caso, para que possamos entregar a melhor experiência para o cliente”, enfatiza o executivo. Outras já devem entrar com produtos na plataforma ainda neste ano: MetLife, Zurich e Chubb, além da Cardif que apesar de ter a exclusividade nas vendas em lojas físicas e canais de atendimento, poderá participar do pool de companhias na plataforma digital.

“O marketplace conta com várias seguradoras, inclusive a Cardif, para que o cliente tenha opções diversas”, citou. Segundo ele, a criação da corretora de seguros e serviços do Banco Carrefour e a oferta de produtos de diversas seguradoras não afetam a venda de seguros nas operações atuais do Cartão Carrefour e do Cartão Atacadão, para as quais mantém contrato de exclusividade nos canais físicos com o BNP Paribas Cardif.

Todo o processo de contratação é 100% digital e realizado dentro da plataforma. Trata-se da primeira iniciativa do banco Carrefour em mercado aberto. A plataforma será acessada por um site separado do Banco Carrefour e disponível nas versões mobile e desktop. Todos os clientes receberão suporte por meio de um chat humano assistido nos ambientes logado e não logado, além da central de atendimento.

Os números do banco sinalizam o potencial de vendas para as seguradoras, que buscam dia a dia ampliar seus canais de distribuição onde clientes buscam proteção. São 8,2 milhões de cartões emitidos, com faturamento de R$ 7,8 bilhões no segundo trimestre deste ano. Se considerarmos o primeiro semestre, são R$ 15 bilhões. “Temos informações de tudo o que o cliente compra e queremos promover, pela modelagem de dados, recomendações de que tipo de produto ele tem propensão de consumir. Se comprar pneu, é porque tem carro. Uma oferta de seguro auto para ele significa uma boa prestação de serviço. Temos uma massa de informações grande para atrair o consumidor para a plataforma de forma correta”, enfatiza.

Segundo o CEO, o banco fez parceria com a startup Suthub para viabilizar a tecnologia necessária para conectar banco, seguradoras, corretor e clientes. “O marketplace será acessado por um site desenvolvido especialmente para estes serviços e os clientes terão suporte via chat humano, central de atendimento e URA”, conta. 

CEO da Suthub: “Somos parceiros de grandes grupos, o que nos permite sincronizar negócios entre nossos próprios parceiros, criando um verdadeiro ecossistema de negócios”

Tecnologia – O Carrefour não é o primeiro cliente da Suthub. “Temos várias seguradoras e assistências, canais digitais e bancos digitais”, conta CEO Renato José Ferreira. A Suthub nasceu há 2 anos a partir de muitos anos de experiência prática de trabalho em TI, incluindo o setor de seguros, com o desafio de atender às oportunidades e demandas de mercado segurador.

“Diante dos pesados ciclos de vida de processos de TI e desenvolvimento das seguradoras, surgiu o conceito de plataforma ágil integradora de produtos de seguros e assistências com canais de distribuição online, permitindo distribuir online qualquer produto de seguro em qualquer canal ou segmento de mercado, desde a cotação até a cobrança e contratação online”, disse.

Segundo Ferreira, usando inteligência artificial e algoritmos, as ofertas de seguro são apresentadas a um consumidor específico por meio de um método fácil e amigável ao cliente, conectando a venda de um produto de seguro ao processo comercial de uma empresa parceira e principalmente, alinhado às necessidades do momento de vida do consumidor.

Ele afirma que todas as soluções de negócios de seguros da plataforma Suthub endereçam ao cumprimento e regulamentação da circular 294 da Susep, órgão que regula o mercado segurador, que dita as regras para as vendas de seguros por meios não presenciais. “Somos parceiros de grandes varejistas, prestadores de serviços, canais digitais, bancos, financeiras, distribuidores e corretoras de grande porte. O que nos permite sincronizar negócios entre nossos próprios parceiros, criando um verdadeiro ecossistema de negócios”.

Produtos – No portal do Carrefour tem diversos produtos vendidos em parceria com a seguradora francesa Cardif, sendo que boa parte deles inclui títulos de capitalização e auxílio funeral. Entre os principais estão o fatura premiada, lar seguro, sorte grande, seguraço premiado, proteção hospitalar, proteção dental dentre outros.

O Seguraço Premiado, por exemplo, garante a segurança do Cartão Carrefour e evita despesas feitas indevidamente, como saque e compras sob coação e roubo em caixa eletrônico bem como roubo ou furto qualificado de bolsa. Custa R$ 5,50 por mês e garante indenização de até R$ 10 mil, além de serviços com reembolso de táxi para ir até a delegacia fazer o Boletim de Ocorrência. É garantido pela Cardif.

O Proteção Hospitalar pode ser acionado em caso de internação (por acidente ou doença). O cliente recebe até R$ 300 por dia de internação. Não importa se o cliente tem ou não plano de saúde, o dinheiro da indenização é pago diretamente ao portador do cartão, explica as condições gerais da apólice. Inclui assistência funeral, com prestação de serviços de até R$ 3,3 mil. O custo dos planos varia de R$ 9 a R$ 15 por mês. “Por mais R$ 1,00, estenda a cobertura para toda sua família”, informa o portal.

Dois seguros que garantiam o pagamento da conta do cartão em caso de desemprego, no limite de até R$ 1 mil do saldo devedor, estão com as vendas suspensas. Também eram garantidos pela seguradora Cardif. Segundo o CEO do banco Carrefour, os produtos vendidos em lojas e pela central também serão reformulados.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

1 COMENTÁRIO

  1. Interessante, porém uma pergunta. Todo seguro requer um corretor, como é feito o seguro sem o corretor?

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