A semana promete muitas noticias sobre o seguro transporte tendo com foco quem são as seguradoras do assalto que, na quinta-feira passada (25), levaram 720 quilos de ouro do terminal de carga do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), porque o gerenciamento de risco falhou e o que a apólice cobre. Os investigadores estimam que a quadrilha tenha gasto cerca de R$ 1 milhão para levar planejar e executar o roubo.
Durante o final de semana o blog Sonho Seguro buscou profissionais do setor para ter mais detalhes do seguro, mas ninguém forneceu informações além das que já estavam disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pela transportadora Brinks, e divulgadas pela delegacia responsável pelo caso. Mas nesta semana certamente tais detalhes virão à tona.
De acordo com um levantamento das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, foram registrados mais de 22 mil ataques a motoristas em todo o país, em 2018. A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) aponta que o prejuízo para o setor produtivo com a perda de cargas e veículos chegou a cerca de R$ 2 bilhões no ano passado.
Mas esse assalto foi o maior já registrado em um aeroporto brasileiro. A transportadora de valores Brink’s divulgou comunicado na sexta-feira informando que o roubo de ouro tem cobertura de seguro e não terá impacto significativo nos resultados financeiros de 2019 ou na capacidade da empresa de continuar servindo servindo seus clientes internacionais.
As mídias destacam que uma empresa ligada a resseguradoras oferece 150 mil de recompensa a quem fornecer pistas que levem ao bando que roubou a carga avaliada em R$ 100 milhões. Segundo o consultor José Gonçalves Neto, da Lowers & Associate International, empresa de gerenciamento que representa um grupo de resseguradoras, a recompensa será dada por “informações seguras que levem à apreensão do ouro e identificação dos criminosos” “Estou autorizado a declarar que haverá uma recompensa de R$ 150 mil a quem, do povo, contribuir com informações seguras e efetivas” disse ele na manhã de sexta (26), segundo informa a Folha.
Muito difícil. Essa é a avaliação de integrantes da cúpula da Polícia Civil de São Paulo em relação as chances da carga ser recuperada. Segundo delegados ouvidos pela Folha, algumas razões explicam essa dificuldade: primeiro, porque o crime foi cometido por uma quadrilha bem organizada e, por isso, provavelmente já havia um destino para o material, antes mesmo do início do roubo. Um segundo motivo, ligado ao primeiro, é o fato de o ouro poder ser derretido facilmente, o que torna praticamente impossível rastrear sua origem. Ainda que encontrado, com novo formato, não é possível garantir que se trata do mesmo material levado pelo grupo criminoso.
uma pegadinha… para ver se alguem me conta quem é…. sorry! foi mal
Faltou um ponto de interrogação no título da matéria. Normal, jornalistas!
querendo que voces me informem…. pois nao consegui ate agora.. o titulo era para chamar a atencao.. chamou, mas nao trouxe a info… mas sou brasileira e nao desisto nunca…hahahah
Fica aqui, algumas dúvidas?
A mercadoria roubada, pelo que se pode verificar no vídeo, já havia sido descarregada do caminhão, portanto, acredito que cessaria a cobertura do transporte da carga (ouro). Dai, a responsabilidade seria da Empresa de armazenagem, e não da transportadora.?
O sistema de CFTV, não possuía monitoramento? E se possuía, qual foi a atuação do pessoal do monitoramento? Porque os funcionários, do armazém, após as falsas viaturas deixarem o local do roubo, não correram para acionar a Segurança?
Ué, afinal, quais são as seguradoras?
Sim eu quatro anos atras eu estava comprando Ouro