Tecnologia para melhorar a experiência do cliente amplia negócios da SIS Soluções Integradas

Resolver a dor do cliente, criando um circulo virtuoso para todos: população protegida, seguradora entregando resultados e estimulando acionistas investirem no negócio e, consequente, mais negócios para todos. Essa é a metodologia de Paulo Peret, fundador e presidente da SIS Soluções Integradas em Serviços, que está no mercado há 13 anos e provê soluções para as principais seguradoras do país na regulação de sinistros de garantia estendida, danos elétricos, residencial e proteção financeira.

O segmento que tem mais crescido atualmente é o de assistência ao cliente que compra seguro para celular e equipamentos eletrônicos. No entanto, assim como o segmento de saúde, as seguradoras tiraram o pé do acelerador no passado diante das fraudes e desgaste na imagem do produto pouco compreendido pelo cliente e com muitas limitações de coberturas. Mas agora, as companhias voltam a disputar esse mercado, amparadas pela tecnologia embarcada nos seguros.

Menos de 10% dos 230 milhões existentes no Brasil têm um seguro. Porém, é um dos que mais tem gerado insatisfação no momento do pedido de indenização, segundo dados registrados pelos órgãos de defesa do consumidor. A principal queixa é que o seguro não cobre furto. Ou seja: mesmo que o celular de um cliente seja furtado na rua, ao lado de seguranças de empresas, com imagens em câmeras, a maioria das seguradoras não indeniza pois não houve algum tipo de coação, ameaça ou violência.

Além desta frustração do cliente, de descobrir a diferença entre furto e roubo quando mais precisa recuperar seu bem, franquias e carências também incomodam os compradores de seguro para celular. Em alguns planos, a franquia chega a 25% do valor do aparelho e outros tem carência de até seis meses, num contrato de um ano, para serem acionados. Outra frustração é a não cobertura por danos causados por quedas e água. E tudo isso para evitar o grande volume de fraudes.

Nada como a competição para trazer melhorias para um mercado tão potencial, considerando-se tanto o número de aparelhos como a importância que ele tem hoje na vida das pessoas. Para conseguir atuar neste segmento de forma rentável, a tecnologia tem sido a principal aliada, pois ela tem possibilitado transformar a experiência do cliente ao mesmo tempo em que protege as seguradoras contra fraudes, explica Peret. Com alguns cruzamentos de dados e permissão para rastreamento do aparelho, os seguros para celulares começam a ser mais atraentes para os consumidores ao incluir cobertura para furto simples, danos por queda e água.

A SIS tem investido na tecnologia embarcada do processo para torná-lo ágil e facilitar de fato a vida dos usuários ao mesmo tempo que gera economia para seguradoras, explica Peret. “No Portal do Segurado, desenvolvido por nós, o usuário pode não só abrir o sinistro, enviar os documentos e acompanhar todas as fases do processo, como também efetuar o pagamento da franquia online – o que reduz em 27% o tempo da solução da demanda”.

“Temos buscado soluções na tecnologia para melhorar a experiência do cliente, que tem sido a principal preocupação das seguradoras”, afirma Peret. Segundo o executivo, um novo portal da SIS funciona como um market place, através do qual o segurado pode escolher seu equipamento de reposição como se estivesse em uma loja virtual, em vez de receber o dinheiro para comprar outro aparelho. São ofertadas opções de pelo menos três aparelhos semelhantes e o cliente escolhe o que mais lhe convém. “Com essa solução, a liquidação do sinistro é percebida pelo segurado como uma experiência de compra, o que vai ao encontro da lógica de transformar o seguro em serviço”, comenta Peret.

Em breve, a mesma metodologia será ofertada para os seguros de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. “Para a seguradora, o modelo também é vantajoso. No seguro de Roubo & Furto Qualificado de celulares, o percentual de substituição do aparelho roubado por outro é de aproximadamente 80% com descontos que chegam a mais de 15%, gerando uma grande economia para as seguradoras. 

Outra novidade do mercado de celular vem da cobertura para reparos. Para os seguros com cobertura para reparo do celular, o segurado recebe seu equipamento de volta em uma caixa personalizada com a logo marca de cada seguradora e um manual de instruções para melhor usabilidade do produto. Ainda não se tem autorização para consertos com peças recondicionadas, o que possibilita a redução do preço do seguro. Em automóveis, por exemplo, a expectativa é de que o preço do seguro custe 30% menos do que o tradicional. Mas tornar o seguro celular viável a uma parcela maior da população é um assunto que está no radar da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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