Fonte: Valor Econômico
O Valor Econômico informa que a operadora de saúde Hapvida fez sua segunda aquisição de empresa em pouco mais de um mês. Comprou o Grupo América Planos de Saúde, de Goiás, por R$ 426 milhões. No início de maio, adquiriu o grupo São Francisco, por R$ 5 bilhões. Com a consolidação desses dois ativos, a Hapvida passa a marca de 6 milhões de beneficiários de saúde e odontologia. Há uma semana, comprou também um hospital em Juazeiro do Norte, no Ceará. A operadora começa a incluir como alvo de aquisições empresas menores e carteiras de clientes.
“A América está concentrada em Goiânia e tem atividade também em Anápolis e Aparecida. A Hapvida não tem praticamente nada em Goiânia e a São Francisco tem operações em Goiás, mas não na capital”, conta Jorge Pinheiro, presidente da Hapvida. “Com essas duas aquisições, consolidamos nossa posição no Centro-Oeste.”
A América une três operadoras com sócios e estruturas diferentes, em modelo verticalizado como a Hapvida — com atendimento em três hospitais, um day hospital, 14 unidades de apoio e 3 laboratórios de análises clínicas. Tem 190 mil vidas em plano saúde, mas apenas 1% disso em planos odontológicos — na Hapvida e na São Francisco, esse índice é de cerca de 60%.