ICSS: mercado crê em estabilidade na economia

Fonte: Fenacor

O mercado de seguros projeta um cenário de estabilidade na economia brasileira nos próximos meses. É o que aponta a edição de maio do ICSS – Índice de Confiança do Setor de Seguros, pesquisa mensal realizada pela Fenacor para medir o “humor” predominante no setor.

Segundo o estudo, 52% dos corretores de seguros e 48% dos seguradores entrevistados acreditam que não haverá crescimento nem agravamento do quadro econômico atual.

Os corretores de seguros estão um pouco mais otimistas: 29% esperam um cenário “melhor” e 5% “muito melhor”. Entre os seguradores, 18% projetam um quadro “melhor”, mas ninguém apontou a opção “muito melhor”.Há ainda 34% de seguradores que temem uma piora na economia, alternativa escolhida também por 14% dos corretores entrevistados.

Segundo o coordenador da pesquisa, Francisco Galiza, as empresas estão na dúvida se teremos um futuro mais otimista ou mais pessimista. “Os indicadores de confiança vêm diminuindo desde o início do ano, de um patamar de 130 pontos para os 100 pontos de agora”, ressaltou.

PESQUISA. O ICSS é o resultado de três variáveis: ICES (Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de Confiança das Grandes Corretoras).

Todo final de mês, são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Ao todo, aproximadamente 100 executivos de corretoras, seguradoras e resseguradoras são entrevistados em cada oportunidade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS