Mapfre destaca melhora do Brasil em balanço mundial

A Mapfre divulgou aumento de 5,8%, para € 7,6 bilhões em suas receitas no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período ano anterior. Os prêmios totalizaram € 6,3 bilhões, representando um aumento de 3,3%. O lucro líquido, por sua vez, ficou em 188 milhões de euros, representando um aumento de 0,6% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Segundo nota do grupo, o aumento é baseado no bom desempenho dos negócios na Espanha, com destaque também para resseguros. Destaca-se também a melhora do lucro em dois dos principais mercados do grupo, como Brasil e Estados Unidos, bem como melhorias no México, Chile, Peru e República Dominicana. O índice combinado do grupo melhorou 0,6 ponto percentual, situando-se em 95,9% no final de março.

O patrimônio líquido ficou em 9,5 bilhões de euros, 3,8% a mais que no final de dezembro de 2018, enquanto os recursos próprios somaram 8,2 bilhões de euros, 3,5% a mais do que três meses antes. O total de ativos, por sua vez, cresceu 5,9% no trimestre, atingindo 71,2 bilhões de euros.

Os investimentos do grupo ascenderam a 51,7 bilhões de euros, o que representa um crescimento de 5,1% face ao final de dezembro de 2018. 55,1% destes investimentos correspondem a dívida soberana, enquanto 17,8% são investimentos em renda fixa corporativa e 7,7% em renda variável e fundos de investimento.

O segmento de seguros obteve prêmios de 5,3 bilhões de euros entre janeiro e março deste ano, 2,9% a mais que no mesmo período do ano anterior. A Região Ibérica (Espanha e Portugal) respondem por 2,5 bilhões de euros, com um crescimento de 7,8% e um resultado de 120 milhões de euros (+ 1,5%).

Na Espanha, os prêmios aumentaram 7,9%, para 2,4 bilhões de euros, em comparação com um crescimento de mercado de 1,1%, superando o setor em Vida e Não-Vida. Seguro auto representa volume de prêmios de 548 milhões de euros e crescimento de 2,6% (frente a um aumento de 1,93% no setor), especialmente no segmento de pessoas físicas (+ 2,4%) e frotas (+ 6,7%). No final de março, o número de veículos segurados era de 5,7 milhões, quase 135 mil a mais do que em março do ano anterior.

O volume de negócios de seguros gerais aumentou 4,4%, para 646 milhões de euros, destacando-se o bom desempenho do Home, que cresceu 4,7% (8 décimos a mais do que o sector), e as comunidades, com um crescimento de 8,1% (5 pontos percentuais acima do crescimento do setor).

Na área de Saúde e Acidentes, os prêmios atingiram 584 milhões de euros, número que reflete um aumento de 4,8% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior.

Os negócios da Mapfre Vida somaram 665 milhões de euros, 20,4% a mais que no mesmo período do ano anterior, com bom desempenho tanto no canal agente quanto no canal bancário. Os prêmios para o mês de março da antiga BMN estão incluídos pela primeira vez, por um valor combinado de 3,7 milhões de euros. Os activos dos fundos de investimento cresceram 6% face a dezembro de 2018, para 3.432 milhões de euros, enquanto os dos fundos de pensões aumentaram 4,3% para os 5.087 milhões de euros.

Na América do Norte os prêmios avançaram 10,6%, para 404 milhões de euros, impulsionados pela valorização das moedas da região e pelo bom desempenho dos negócios no México e na República Dominicana.

Os prêmios de Resseguro totalizaram 1,5 bilhão de euros, aumento de 10,6%. Este valor inclui os prêmios do negócio Global Risks (247 milhões de euros), que foi integrado à Mapfre Re. O resultado líquido da Mapfre Re foi de 52 milhões de euros (-26,7%), afetado pelo aumento da sinistralidade nos principais riscos no primeiro trimestre deste ano.

As receitas da unidade de Assistência aumentaram 4,2% para 254 milhões de euros, impulsionadas pelo negócio de seguros de viagem, que cresceu 6%, e pelo negócio de riscos especiais no Reino Unido.
 

Brasil – A operação no Brasil encerrou o primeiro trimestre deste ano com um volume de prêmios de 967 milhões de euros (-4,6%). Essa redução foi motivada pela depreciação do real (6,7%), uma vez que, em moeda local, a emissão total de prêmios aumentou 2,3%.

O negócio de vida do canal Banco do Brasil cresceu 33% em reais. Em relação aos negócios da Mapfre Seguros, o volume de negócios foi reduzido em 14,5% devido ao maior controle técnico nos ramos de automóvel e de seguros gerais, além do reposicionamento das tarifas. Essa estratégia permitiu reduzir o índice combinado no segmento de carros em 10 pontos percentuais no último ano. O resultado desta área regional aumentou em 68,4%, para 24 milhões de euros, graças à evolução favorável do negócio automóvel.

A carteira de Grandes Riscos também apresentou crescimento em quase todos os setores. Os mais relevantes foram Responsabilidade Civil com 706,7% e evolução de R$ 24 milhões, Cascos com 263,9% e evolução de R$ 18 milhões. Já o segmento Empresarial apresentou crescimento de 31,3% (R$ 4,9 milhões).

“O Brasil é estratégico para os negócios da companhia e um dos mercados com maior potencial de crescimento no setor de seguros. Para alcançar nosso objetivo de avançar em market share, com rentabilidade, vamos manter o foco na melhoria da eficiência operacional, em diversificar cada vez mais nossos produtos de acordo com as necessidades do consumidor e em difundir a cultura do seguro. Estamos preparando a Mapfre para novos tempos no país”, define o CEO da Mapfre Brasil, Fernando Pérez-Serrabona.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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