O IRB Brasil Re segue líder isolado no mercado de resseguro brasileiro com 35,4% de participação. O conjunto das demais resseguradoras com sede no Brasil possui participação de 8%, superior a das resseguradoras francesas, inglesas ou espanholas, segundo estudo divulgado pela resseguradora Terra Brasis.
“Graças ao esforço da Susep e através de um pedido conjunto da Associação Nacional das Resseguradoras Locais (AN-Re) e da Federação Nacional das Empresas de Resseguro (Fenaber), foi recentemente disponibilizado ao mercado os dados referentes as resseguradoras admitidas e eventuais. Aliadas as informações da resseguradoras locais, que já eram divulgadas anteriormente, é possível pela primeira vez confeccionar um ranking completo dos participantes de mercado”, citou Rodrigo Botti, CEO da Terra Brasis, no estudo.
Segundo o levantamento, o número de resseguradoras com envolvimento relevante no mercado brasileiro é muito menor do que comumente se imagina. Apesar de existirem mais de 100 entidades autorizadas a operar em resseguro no Brasil, quatro grupos econômicos recebem mais de 50% do resseguro cedido, 10 grupos recebem cerca de 75% do volume e 21 grupos cerca de 95%; 15 dos 20 grupos mais relevantes possuem resseguradora local, detendo 81% de participação de mercado.
Os grupos resseguradores com sede no Brasil lideram o mercado com 43,4% de participação. Os Estados Unidos (14,6%) e a Alemanha (14,1%) são os principais parceiros internacionais, seguidos de Suíça (9,2%), França (6,3%), Inglaterra (4,6%) e Espanha (4,6%).