Empreendedores criam a Associação das Insurtechs

Depois do sucesso da Associação de Fintechs, que ajudou o Banco Central a desenhar o normativo regulatório para a criação de Fintechs, agora chegou a vez das insurtechs, empresas de tecnologias voltadas para seguros. A Associação das Insurtechs foi lançada hoje no evento Insurech Brasil, com 1,4 mil participantes, conhecido como um palco para startups se apresentarem ao mercado segurador, conforme define o organizador José Prado.

“Organizada pelo escritório Pinheiro Neto, a associação tem um propósito simples: interação das startups e insurtechs com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), que foi quem sugeriu a criação de uma organização para facilitar o fluxo de contribuições dos empreendedores sobre como a tecnologia pode ajudar a democratizar e fomentar a inovação no mercado segurador”, explica Henrique Volpi, presidente da associação e CEO da insurtech Kakau.

Segundo ele, 2019 é um ano importante para as insurtechs, empresas de tecnologia em seguros. “Desde o dia que saiu o resultado da eleição presidencial recebo ligações de investidores interessados em investir no segmento, contou. Ele aposta que chegou o momento do Brasil no assunto insurtech. “No mundo, a proporção de investimentos é de dez fintechs e uma insurtech pelos fundos de Venture capital. Além desses investidores, agora as seguradoras também estão mais abertas a negociar com as startups”, contou. Volpi cita que 2018 foi ruim para a captação de investimentos por parte das insurtechs diante do cenário incerto do Brasil. “Mas desde o ano passado, os investidores de fundos de venture capital estão com as insurtechs no radar”, afirmou.

O evento conta com 26 startups presentes apresentando produtos e serviços desenvolvidos para o setor. Quatro delas já estão associadas, contou Volpi. São elas: Mutual Life, Pier, parceira da Too Seguros, novo nome da Pan Seguros, Komus, que está com a ACE Aceleradora, e Kakau Seguros, que atua com seguros para celular, residência e atrelados a mobilidade, como bicicletas e patinetes. 



Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS