Euler Hermes aposta em inovação para crescer em crédito no Brasil

Fonte: Euler Hermes

Mesmo com o crescimento significativo de 24% em 2018, o seguro de crédito ainda é um segmento “tímido” em comparação com outras modalidades de seguros e com grande oportunidade de expansão.  O seguro de crédito é o seguro que cobre perdas nas transações comerciais com pagamento a prazo entre empresas, causadas por insolvência do comprador ou o simples não pagamento.

Apesar de ser um mercado ainda pequeno no Brasil e no mundo, novas tecnologias estão sendo implementadas para permitir um melhor atendimento aos clientes existentes e viabilizar o crescimento do mercado, com mais flexibilidade e eficiência. É o caso da Euler Hermes, líder mundial em seguro de crédito e especialista em seguro garantia.

A empresa possui um processo integrado de análise de crédito. O investimento em big datamachine learning e algoritmos já é uma realidade fora do país e no Brasil. “Cada seguradora possui uma base de dados que agrega a exposição de crédito sobre seus riscos sacados”, explica Luciano Mendonça, diretor comercial da Euler Hermes. “A integração atual permite concessão de novas capacidades de crédito, monitorá-las em tempo real e revisá-las caso tenhamos informações negativas sobre os riscos.”

Como a análise de crédito não deve se basear apenas em dados teóricos, como balanços e outras informações objetivas acerca de riscos, a Euler Hermes também implementou ferramentas de análise automática de informações empíricas, baseadas em dados além daqueles objetivos. Isso permite respostas mais precisas, rápidas e eficientes aos segurados.

“Com o uso de informação empírica além da informação objetiva sobre os riscos, a seguradora é capaz de atingir um público que antes não tinha acesso a essa modalidade de seguro”, complementa Luciano. Com a revolução digital deixando a sociedade cada vez mais conectada, as seguradoras deverão ter acesso a grandes quantidades de dados. “Isso irá permitir que as empresas de seguro obtenham informações detalhadas acerca do comportamento dos riscos, fazendo com que novos produtos sejam criados para demandas cada vez mais específicas”, finaliza o diretor da Euler Hermes.

Essa e outras novas tecnologias já estão sendo implementadas e apontam alguns caminhos para o futuro do setor. Com isso em vista, é possível afirmar que as seguradoras que não estiverem sintonizadas com as novas demandas de seus clientes e não aplicarem a transformação digital para aperfeiçoar seus produtos estarão em clara desvantagem.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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