DPVAT: 38 mil indenizações por morte; 228 mil por invalidez permanente e 61 mil reembolso de despesas

A Seguradora Líder divulgou o seu Relatório Anual 2018, documento que reúne números gerais de indenizações pagas no último ano, estatísticas regionais e traz o perfil das vítimas beneficiadas pelo Seguro DPVAT. No ano passado, foram pagas 328.142 indenizações, sendo 38.281 por morte, 228.102 por invalidez permanente e 61.759 por reembolso de despesas médicas e suplementares (DAMS). O relatório traz um mapa completo das indenizações pagas, destacando, por exemplo, as ocorrências com motocicletas, que continuam sendo as que mais geram indenizações, com 75% dos pagamentos, ou 246.993.

Quando olhamos os números juntamente com a categoria de ciclomotores, as “cinquentinhas”, a quantidade de indenizações chega a 250.450. Os automóveis foram a segunda categoria de veículos a receber o maior número de pagamentos, com quase 60 mil indenizações. O recorte por regiões mostra que 30% dos acidentes indenizados aconteceram no Nordeste, totalizando 98.336 pagamentos. Em seguida, aparecem Sudeste (95.507), Sul (62.354), Centro-Oeste (39.436) e Norte (32.509).

O Relatório Anual apresenta, pela primeira vez, o “Indicador DPVAT”, com o retrato da violência no trânsito nos Estados e Capitais brasileiras, proporcional à frota desses locais. O levantamento garante uma geração de dados mais precisa sobre o trânsito e apresenta uma perspectiva diferente da que leva em consideração apenas a quantidade de pagamentos do Seguro DPVAT.

No recorte dos Estados, o Indicador DPVAT mostra que Rondônia, Roraima e Tocantins lideram o ranking do cruzamento proporcional à frota. Quando o estudo é feito com as capitais, Boa Vista; Porto Velho; e Campo Grande foram as que ocuparam os três primeiros lugares do levantamento. O Indicador mostra que, a cada 10 mil veículos, foram pagas, em Rondônia, por exemplo, 91 indenizações nas três coberturas do Seguro DPVAT. Já São Paulo, Estado com a maior frota do País, teve 17 indenizações pagas nessa mesma proporcionalidade.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS