Detetive recupera obra de Picasso e devolve à seguradora

Fonte: Reuters

Um detetive de arte holandês afirma ter ajudado a recuperar uma pintura de Pablo Picasso desaparecida desde 1999, quando foi roubada de um iate pertencente ao empresário saudita Abdulmohsen Abdulmalik Al al-Sheikh na Riviera Francesa.

Em entrevista à rede de televisão holandesa RTL, o detetive, Arthur Brand –que, apelidado de “Indiana Jones do mundo arte”, já recuperou obras de Salvador Dalí– disse que recebeu, de forma confidencial, a pintura “Buste de Femme” (busto de mulher), retrato da também artista e então amante de Picasso Dora Maar. “Temia que fosse falso, mas quando o segurei em mãos, tive certeza de que se tratava da obra original”, afirmou.

Após receber a pintura em casa, embalada em um lençol e um saco de lixo preto, Brand contou que entrou em contato com a polícia e entregou o trabalho para a seguradora, para que retorne, se possível, ao seu dono original.

“Pendurei o quadro na minha casa por uma noite”, confessou. A pintura é avaliada em 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 111 milhões).

Ainda durante a entrevista, Brand disse que a primeira vez que ouvira falar do quadro foi nos Países Baixos, em 2015. Ele estima que a obra já tenha trocado de mãos ao menos 20 vezes, usada como uma espécie de garantia em negócios relacionados a drogas e armas do submundo de Amsterdã.

Ele disse que o último dono foi um agente imobiliário, que queria se livrar da obra quando percebeu que era roubada. Foi quando, afirma Brand, dois homens o contataram e combinaram a entrega em sua casa.

A polícia holandesa disse à mídia local que eles não entrariam com outras ações, uma vez que a pintura tinha sido retornada e que o prazo de prescrição para o roubo, de 1999, já expirou.

O dono original, Abdulmohsen Abdulmalik Al al-Sheikh, não foi localizado pela reportagem.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS