O executivo Fabio Protásio tem aquele perfil que chama a atenção: jovem, destemido, simpático e sempre aberto a ouvir o que os corretores têm a dizer. A entrevista ao blog Sonho Seguro, no Baradega, palco da segunda premiação “Crescer Juntos”, que reconhece o trabalho das assessorias de corretores parceiras do grupo, foi interromoida diversas vezes para ouvir um corretor que trazia uma ideia de novo negócio.
“Temos tantas oportunidades para crescer, que não podemos deixar de ouvir as ideais que são trazidas por eles para agradar clientes e assim elevar as vendas. Sempre há espaço para bons negócios”, comentou ao finalizar mais uma conversa com um dos corretores que tem em mente um interessante projeto na área de afinidades, que concentra a venda de seguros para clientes de varejistas, instituições financeiras ou concessionárias de serviços.
As assessorias, que como o nome diz prestam serviços para corretores menores, representam um importante canal de vendas para a AIG. Em 2018, a produção delas cresceu 81% em relação ao ano anterior. “E deve continuar ocupando um lugar de destaque entre os canais de distribuição da AIG Seguros neste ano”, reforça Protásio. O crescimento das vendas totais da companhia para 2019 é estimado em 20%.
Um outro importante canal de vendas da companhia são os clientes corporativos, para os quais vende uma ampla gama de produtos, de varejo a riscos cibernéticos. “Fechamos recentemente uma parceria com a Elo, administrada por Banco do Brasil, Bradesco e Caixa, para vender seguros como viagem, garantia estendida e proteção para compras para a base de 120 milhões de cartões emitidos”, diz. Contrato similar ao que o grupo tem com Mastercard e Visa. “É um segmento interessante, que agrega valor, principalmente para o público de alta renda”, comentou.
Outro canal de vendas importante que deverá trazer resultados este ano vem da parceria fechada com a Porto Seguro em dezembro passado, considerada pelo mercado como uma “sacada genial”. Trata-se de uma aliança estratégica em seguros de responsabilidade civil para o mercado brasileiro de Pequenas e Médias Empresas – PMEs. Pelos termos, os corretores da Porto Seguro, a maior em seguro automóvel, passarão a oferecer cinco novos produtos já comercializados pela AIG ao mercado PME: Gestão Protegida (D&O), RC Profissional, Riscos Cibernéticos, Ambiental Transporte e Operador Portuário. “Uma negócio bom para todos, com cada qual atuando em suas especialidades”, ressaltou o executivo.
A premiação reconheceu o desempenho e parceria das assessorias de diferentes estados – Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo. “As assessorias são aliadas importantes em nossa estratégia comercial. Por meio delas, levamos nosso portfólio diversificado a corretores de todo o Brasil”, explica Rodrigo Valadares, Gerente de Middle Market.
A assessoria Repgen, de Salvador (BA), foi, pelo segundo ano consecutivo, a grande vencedora, com o melhor desempenho ao longo de 2018. A segunda posição ficou com a Selletiva e o terceiro lugar com a HMF, ambas de São Paulo. As assessorias são parceiros comerciais que representam a empresa e seus produtos em contato com corretores de todo o Brasil. “Temos muitas novidades para este ano, em que comemoramos 70 anos no Brasil e 100 no mundo”.
O balanço do grupo deve ser publicado no final do mês. Sem comentar os resultados, Protásio afirma que o grupo investe no crescimento local. “2019 é um ano importante para o Brasil e temos o apoio da matriz para desenvolver negócios e crescer, de forma orgânica e também por aquisições e parcerias. Vamos levar a AIG para o topo novamente”, afirma ele, determinado a conquistar as oportunidades apresentadas diariamente por quem mais conhece os clientes: os corretores.
Explica uma coisa pra mim… A AIG anunciou a parceria com a Porto. Apólices até R$ 3 milhões de IS serão emitidas pela Porto. A Porto não opera com assessorias… Será que existem duas AIGs no Brasil?