Divulgados calendários para pagamento do Seguro DPVAT em 2019

Fonte: Seguradora Líder

Os calendários de pagamento do Seguro DPVAT 2019 para diversos Estados já estão disponíveis para consulta no site da Seguradora Líder. Em janeiro, por exemplo, o prêmio do Seguro DPVAT deve ser pago pelos proprietários de veículos, com diversos finais de placas e em diversas categorias, em UFs como Acre, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Todas as datas podem ser consultadas clicando aqui.

De contratação anual obrigatória por todos os proprietários de veículos automotores de via terrestre sujeitos à registro e licenciamento, o calendário de pagamento do Seguro DPVAT segue o vencimento da cota única ou da 1º parcela do IPVA, seguindo o que é definido pelas Secretarias de Fazenda de cada estado.  No caso de veículos isentos do imposto, o pagamento do seguro deve ser feito juntamente com o emplacamento ou no momento do licenciamento anual. De acordo com a Resolução CONTRAN nº 664/86, a quitação do Seguro DPVAT é necessária para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), documento de comprovação do licenciamento anual do veículo e de porte obrigatório.

O valores do Seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) anualmente e variam apenas de acordo com a categoria do veículo. Proprietários de automóveis, por exemplo, pagam R$16,21, enquanto os proprietários de motocicletas pagam R$84,58.  A tabela completa com os valores do Seguro DPVAT para o ano de 2019, de acordo com a categoria do veículo, pode ser consultada diretamente no site da Seguradora Líder clicando aqui.

Para efetuar o pagamento do Seguro DPVAT, os proprietários de veículo devem conferir as regras do seu Estado aqui. Os proprietários que emitem a guia diretamente no site da Seguradora Líder, devem entrar em www.seguradoralider.com.br e, na área de pagamento, incluir o RENAVAM, a PLACA, o ESTADO DO EMPLACAMENTO DO VEÍCULO e o ANO DO PAGAMENTO. Depois disso, basta quitar o valor na rede bancária.

Além do pagamento das indenizações às vítimas e beneficiários das vítimas de acidentes de trânsito, o Seguro DPVAT é uma importante fonte de receita para a União. Dos recursos arrecadados, 45% vão para o Sistema Único de Saúde (SUS) para custeio da assistência médico-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito e 5% são direcionados para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para investimento em programas de educação e prevenção de acidentes de trânsito. Os outros 50% são direcionados para o pagamento de indenizações, despesas e reservas.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS