O Banco Inter, que oferece conta 100% digital e gratuita, obteve R$ 74,2 milhões de lucro líquido recorrente em 2018, um aumento de 38% na comparação com 2017. Após superar a marca de 1,45 milhão de clientes, a instituição segue ampliando o portfólio de produtos para reduzir o custo de funding e repassar a economia em taxas de juros menores e maior rentabilidade em investimentos.
Um dos destaques do banco foi seguros. “2018 foi o melhor ano da corretora cativa, Inter Seguros, com 22,3 mil adesões digitais de seguros no ano, 294% acima de 2017, quando praticamente iniciou a venda de seguro digital com uma parceria com a Liberty Seguros. As receitas de comissões totalizaram R$ 17,7 milhões, alta de 59,9% comparado ao ano anterior. Para 2019, a meta é elevar a penetração de seguros na base de clientes do banco para 4% e aumentar a oferta de produtos.
“2018 foi um ano de crescimento, em que conseguimos aprimorar a experiência do usuário e lançar novas ofertas de produtos”, diz João Vitor Menin, CEO do Banco Inter. O volume de depósitos à vista chegou a R$ 618 milhões. Com 115 mil clientes investidores, o custo de captação chegou a 81,6% do CDI, uma redução de 9,7 pontos percentuais na comparação com o quarto trimestre de 2017.
Os ativos totais de crédito do Banco Inter somaram R$ 5,6 bilhões no quarto trimestre de 2018, evolução de 57,7% em comparação ao 4T17. Destaque para a carteira de crédito ampliada que ultrapassou R$ 3,3 bilhões e para as receitas de serviços, que atingiram R$ 99 milhões e já representam 20% da receita líquida total.