SulAmérica Investimentos fecha parceria e lança seu primeiro fundo quantitativo

Novo fundo Pandhora Feeder Institucional FIC FIM segue a tendência global de abordagem sistemática

Release

A SulAmérica Investimentos apostou na diversificação do portfólio e, em parceria com a Trilha Investimentos, apresenta ao mercado seu primeiro fundo quantitativo. Trata-se do Pandhora Feeder Institucional FIC FIM.

Acompanhando uma tendência mundial, os fundos quantitativos têm se destacado pela forma de realizar suas alocações por meio de estratégias sistematicamente programadas. Nesse segmento, as oportunidades disponíveis no mercado são capitalizadas mediante uso de algoritmos e programas de computador. O objetivo dessa abordagem é ofertar um produto desprovido de potenciais vieses comportamentais, como apego às posições baseado em emoções, e criar uma opção eficiente para diversificação da carteira, por ter um resultado descorrelacionado de outros fundos.

“Ao analisarmos nosso portfólio, notamos que havia espaço para esse tipo de estratégia. Fizemos uma criteriosa seleção para a parceria e chegamos até o Pandhora”, conta Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos da SulAmérica.

“Hoje, o Pandhora conta com 18 algoritmos que funcionam como se fossem 18 gestores, capturando ciclos globais de médio e longo prazo, sem nenhum fator de risco específico. O backtest é de 20 a 25 anos e o fundo só opera ativos líquidos em grandes mercados, como contratos futuros de índice de ações, moedas e juros”, complementa Alexandre Bossi, sócio e gestor do Fundo Pandhora.

A aplicação mínima requerida é de R$ 5 mil, com taxa de performance com 20% do que exceder 100% da variação do CDI e taxa de administração de 1,5% ao ano. O objetivo de retorno é CDI + 4% a.a. e o de volatilidade, entre 5 a 6% ao ano.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS