Atenção Primária à Saúde é um dos temas centrais do 4º Fórum da Saúde Suplementar

Release

O modelo de atenção à saúde predominante hoje na Saúde Suplementar é baseado no livre acesso a especialistas e tem foco no tratamento da doença. O resultado dessa forma de trabalho resulta em ineficiência no atendimento e gera desperdícios no sistema de saúde. Para mudar esse quadro de atendimento médico fragmentado, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) defende a adoção da Atenção Primária à Saúde (APS), que, em sua essência, está voltada para o atendimento holístico do cidadão, com foco em ações de prevenção e promoção à saúde.

Seguindo um movimento mundial, a Federação debaterá os benefícios e os desafios da atenção primária no 4º Fórum da Saúde Suplementar, nos dias 22 e 23 de outubro, no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nesse evento, a Federação lançará cartilha didática sobre o tema para esclarecer o conceito e apontar os caminhos para adoção desse modelo.

“A ideia principal é que o beneficiário passe a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar liderada por um médico de família, que, quando necessário, encaminha para o atendimento especializado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) está convocando todas as nações e os seus povos para ecoar e agir em prol do movimento da Atenção Primária à Saúde, por reconhecer ser a única forma sustentável de garantir equidade, acesso e integralidade na assistência à saúde”, ressalta a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes.

Para falar sobre o tema no Fórum, o palestrante internacional Lewis Sandy, vice-presidente Sênior da UnitedHealth Group, comandará o painel ‘Como fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) nos planos de saúde’, apresentando propostas para fortalecer o modelo assistencial de atendimento na Saúde Suplementar.

Este ano o tema do Fórum é ‘O desafio da eficiência em saúde: um debate inclusivo’. Os participantes discutirão ainda estratégias de enfrentamento do aumento dos custos na área da saúde, os dilemas da saúde no mundo, a economia e a saúde no cenário brasileiro, e o futuro da informação. As inscrições são gratuitas e ainda é possível se registrar no site: https://bit.ly/2CN02In

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS