Indenização do DPVAT ajuda Renatrudes Pontes, atropelada, a se recuperar

Renatrudes Pontes Pereira Costa, 62 anos, teve a vida modificada por um acidente. Em abril de 2017, ela saía de um evento em que trabalhava quando, ao atravessar a rua, um motorista avançou o sinal e a atropelou. Com a necessidade de passar por cirurgias para recuperar o movimento do ombro direito, ela precisou adiar a formatura na faculdade de Serviço Social, que aconteceria naquele semestre.

Renatrudes é uma das participantes do Programa Recomeço, lançado oficialmente pela Seguradora Líder, que administra o DVPAT, e que tem a missão de colaborar para a ressocialização e reinserção dos beneficiários do Seguro DPVAT no mercado de trabalho.

Na última década, foram cerca de 4 milhões de vítimas indenizadas pelo Seguro DPVAT. Destas, mais de 3 milhões passaram a conviver com algum tipo de invalidez, sendo que a maioria tem entre dezoito e trinta e quatro anos. Isso representa uma parte considerável da população economicamente ativa que, muitas vezes, acaba sendo afastada do mercado de trabalho por conta das sequelas. “Um novo futuro começa agora”, disse Ismar Tôrres, CEO da Seguradora Líder, no lançamento do Projeto Recomeço. “Acreditamos que o papel do seguro DPVAT no amparo às vítimas de acidentes de trânsito não deve estar restrito ao pagamento de indenizações”.

“Foi uma ajuda muito importante, em uma hora boa”, diz Renatrudes. Apesar de não ter conseguido se formar com sua turma, ela concluiu a faculdade no primeiro semestre de 2018 e aos poucos volta ao trabalho em eventos. Mas sonha em começar a atuar na área em que se formou. “Serviço Social é o meu sonho. Se depender de mim, estou disponível para isso”.

O Programa Recomeço permite que o beneficiário do Seguro DPVAT cadastre o seu currículo no banco de dados do Portal de Oportunidades e participe de programas de capacitação e de qualificação profissional. As empresas parceiras, por outro lado, disponibilizam suas vagas, voltadas para pessoas com deficiência, nesse Portal para um processo de recrutamento e seleção.
As empresas que quiserem aderir precisam solicitar o seu cadastro através do e-mail [email protected]. A empresa então receberá suas informações personalizadas para acesso e a partir daí poderá disponibilizar as vagas e conferir os currículos de candidatos. O programa é aberto para empresas de todo o Brasil e não há limite de vagas que podem ser oferecidas.

Entenda o Seguro DPVAT

O que é – O Seguro DPVAT é garantido para todos os brasileiros em caso de acidentes de trânsito. “Ele é pago uma vez por ano pelos proprietários de veículos automotores e indeniza vítimas de acidentes de trânsito ocorridos em território nacional”, explica o superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Fróes.

Quem tem direito – O seguro é direito de qualquer pessoa envolvida em acidentes automotivos terrestres que envolvam carros, motos, caminhões, caminhonetes, ônibus e tratores. Não é preciso ter veículo e pagar o seguro para ter direito à indenização.

As coberturas – O Seguro DPVAT indeniza vítimas e beneficiários em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial, além de fazer o reembolso de despesas médicas e suplementares na rede privada de saúde. Nos casos de morte, a indenização, de R$ 13.500, é paga aos herdeiros legais da vítima. Esse mesmo valor é o teto para pagamentos em casos de invalidez permanente e, ele varia de acordo com a gravidade das sequelas. Já para despesas médicas, o reembolso é de até R$ 2,7 mil.

Como solicitar – Dar entrada no Seguro DPVAT é gratuito e os próprios beneficiários podem solicitar a indenização em um dos mais de 8 mil pontos de atendimento no Brasil. Para cada cobertura pleiteada há uma lista de documentos que devem ser entregues em um desses pontos. Todas as informações estão disponíveis no EstamosAquiParaVoce.com.br

O Seguro DPVAT conta com uma ampla rede de atendimento. Para informações e consulta de andamento de processos de indenização, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento, das 8h às 20h, através dos telefones 4020-1596, para Regiões Metropolitanas, e 0800 022 12 04 para outras regiões. No caso de reclamações ou sugestões, o SAC está disponível 24 horas por dia no 0800 022 8189. As pessoas com deficiência auditiva e de fala podem entrar em contato com o 0800 022 12 06.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS