IRB Brasil lucra R$ 287 milhões no segundo tri, alta de 24%

O IRB Brasil Re registrou vendas de R$ 1,9 bilhão em prêmios de resseguro no segundo trimestre de 2018, crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2017. No primeiro semestre, o volume atingiu R$ 3,3 bilhões, alta de 17% em relação aos seis meses de 2017. O lucro líquido avança 24% no segundo trimestre de 2018 e 19% no primeiro semestre de 2018, totalizando R$ 287 milhões e R$ 541 milhões, respectivamente.

O resultado de underwriting avançou 78% no segundo trimestre de 2018, totalizando R$ 296 milhões e R$ 553 milhões no primeiro semestre de 2018, 42% de crescimento em relação ao primeiro semestre de 2017. Segundo comunicado, o índice de despesa administrativa saiu de 6,3% no segundo trimestre de 2017 para 5,4% no segundo trimestre de 2018, com a despesa administrativa totalizando R$ 64 milhões. No primeiro semestre de 2018, o índice de despesa administrativa foi de 5,4% uma redução foi de 1,3 ponto percentual, comparativamente ao primeiro semestre de 2017, com a despesa administrativa totalizando R$ 114 milhões.

A rentabilidade da carteira global de ativos passou de 136% do CDI no segundo trimestre de 2017 para 139% do CDI, no mesmo período de 2018. No primeiro semestre de 2018, o desempenho foi de 141% do CDI, 9 pontos percentuais acima do reportado no mesmo período de 2017 de 132% do CDI.

No segundo trimestre de 2018, o volume total de prêmio emitido pelo IRB Brasil RE avançou 27,8% em relação ao segundo trimestre de 2017, totalizando R$ 1.934,4 milhões. Desse montante, R$ 1.213,1 milhão foram prêmios emitidos no Brasil (63%) e R$ 721,3 milhões no exterior (37%). Destaca-se a efetivação de 90 novos contratos no período, tanto no Brasil quanto no exterior.

O prêmio emitido no Brasil atingiu R$ 1,2 bilhão no segundo trimestre de 2018, uma expansão de 15,2% em relação ao segundo trimestre de 2017. Esse crescimento de 15,2% decorre da ampliação no market share da companhia no mercado brasileiro, que passou de 44% no período de abril a maio de 2017 para 46% no período de abril a maio de 2018, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Segundo o grupo, a combinação do ganho de market share sustentado pela efetivação de novos contratos no período e pela ampliação de participação em contratos que já integravam o portfólio da companhia, asseguram uma materialização da tendência de crescimento de prêmio emitido no Brasil para os próximos trimestres, uma vez que o accrual de prêmio emitido derivado de contratos proporcionais se dá à razão de 1/12 ao mês.

O prêmio emitido no exterior totalizou R$ 721 milhões no segundo trimestre de 2018, uma expansão de 56,8% em relação ao segundo trimestre de 2017. Deste crescimento, 44,7 pontos percentuais correspondem a um crescimento orgânico na moeda de emissão, ou seja, em dólar; e 12,1 pontos percentuais decorrem da contribuição da variação do câmbio médio no período.

O grupo destacou a efetivação de novos contratos no segundo trimestre de 2018 e a ampliação de participação em contratos existentes, sustentando o crescimento do prêmio emitido no exterior pela companhia, uma vez que o accrual de prêmio emitido derivado de contratos proporcionais se dá à razão de 1/12 ao mês. Os segmentos que lideraram as emissões de prêmio no exterior, foram o de vida e o rural, que conjuntamente, responderam por mais de 60% do prêmio emitido no exterior no segundo trimestre de 2018.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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