SURA adota Blockchain para Smart Contracts

Release

A Seguros SURA, um dos maiores grupos de seguros da América Latina, anuncia adoção da solução de Blockchain da Direct.One para gravação e envio de apólices, endossos e boletos na forma de Smart Contracts ou Contratos Inteligentes. A adoção da nova plataforma está alinhada ao DNA da companhia voltado para Tendência e Inovação, e faz parte de uma série de medidas adotadas pela seguradora para garantir maior segurança e transparência na troca de informações com seus clientes além de facilitar o controle por parte de seus corretores.

O Blockchain, do inglês “Encadeamento de Blocos”, são bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem na rede, facilitando a transparência e a confiança entre a seguradora e seus parceiros de negócios e clientes.

A Seguros SURA optou inicialmente pela rede Ethereum, que é uma plataforma de código aberto capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia de Blockchain, excluindo dos documentos a possibilidade de fraude ou de interferência de terceiros, já que as transações e as regras dos contratos tornam-se imutáveis, gerando confiança e consenso nas informações entre as partes. Ethereum é hoje a segunda maior rede de Blockchain em uso no mundo, perdendo apenas para a rede do Bitcoin.

De acordo com Eduardo Guedes, Diretor de Tecnologia e Operações da Seguros SURA, “Estamos no começo da utilização de Blockchain nos processos da seguradora e sabemos que esta é uma jornada sem volta no que diz respeito à qualidade da entrega para nossos clientes. Demos o primeiro passo com a rede Ethereum para entender a tecnologia e o protocolo, porém, estamos estudando a possibilidade de uso de outras redes de Blockchain, como Hyperledger, R3 Corda etc. Vamos continuar investindo na melhoria contínua de nossos processos”

Dados do Gartner apontam que o valor de negócios agregados pelo Blockchain chegará a mais de US$ 176 bilhões em 2025 e ultrapassará os US$ 3,1 trilhões até 2030. Já os Contratos Inteligentes serão utilizados em mais de 25% das organizações globais até 2022.

Segundo Fernando Wosniak Steler, CEO da Direct.One, “A imutabilidade do Blockchain permite que
Fernando_Steler6.jpgas partes interessadas tenham consenso e confiança no fato de que os contratos e as informações não possam ser alterados ao longo do tempo e que a sua validação estará disponível publicamente com data e hora da transação, estabelecendo uma prova incontestável do processo. Uma vez os dados escritos em um bloco, ninguém – nem mesmo um administrador do sistema, poderá mudá-lo”.

Documentos tradicionais necessitam de validações custosas, demoradas e ineficientes. Já os Smart Contracts são totalmente digitais e possuem regras escritas em uma linguagem confiável.

A Seguros SURA utiliza a plataforma de geração e envio de kits digitais multicanal da Direct.One desde 2012.”Nossos documentos já eram enviados digitalmente com comprovação jurídica utilizando assinatura digital e carimbo do tempo, conforme estabelece a norma da SUSEP 294. Em setembro deste ano agregamos a validação via Blockchain para gerar maior valor comprobatório nos documentos e às confirmações de entrega, leitura e clique nas mensagens, além de dar assinatura legal aos documentos eletrônicos. Desta forma, tanto o cliente como o corretor, passam a ter maior visibilidade de todo o processo, garantindo inclusive maior confiança em um caso de sinistro, por exemplo”, esclarece Eduardo Guedes.

A solução CERTIFICA.DO da Direct.One impede que o conteúdo das transações eletrônicas, assim como documentos e contratos possam ser adulterados ou fraudados após a entrega. É um serviço de notificação eletrônica que fornece evidências técnicas e legais com relação à autoria, conteúdo, cronologia de envio, com prova de entrega e clique, evidenciando a tomada de conhecimento pelo destinatário.

“Novas tecnologias vem trazendo mudanças a um ritmo sem precedentes e a Seguros SURA vem acompanhando as tendências para implementar inovações que realmente contribuam para uma experiência cada vez mais positiva dos nossos clientes conosco. Já estamos estudando uma solução para validação das averbações de Seguros de Transportes em Blockchain, garantindo assim uma maior confiabilidade de nossos clientes, e reduzindo possibilidades de erros”. Estamos comprometidos com a inovação para agregar valor aos nossos clientes por meio da melhora contínua dos nossos processos e serviços.”, finaliza Guedes.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS