Fonte: CNseg
O presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, explica no programa “Fala Presidente” desta segunda-feira o que são provisões técnicas e qual a sua importância no mercado segurador, tanto para o equilíbrio financeiro das companhias quanto para os próprios consumidores. “Se a seguradora não tiver calculado de forma correta, não tiver constituído essas reservas, ela pode quebrar”, afirma.
Também hoje, na “Entrevista Especial”, o juiz titular do 2º Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, Flávio Citro, aborda o papel do Judiciário nas relações de consumo. Segundo ele, é importante que as empresas conheçam as queixas e reivindicações dos clientes, a fim de reduzir a judicialização. “É preciso orientar o consumidor para que ele procure a empresa e os serviços de atendimento que ela oferece. Caso não tenha sido atendido, procure a ouvidoria”, diz Citro.
Nesta terça-feira, no quadro “Conheça os Seguros Gerais”, o professor da Escola Nacional de Seguros Bruno Kelly informa quais seguros devem ser oferecidos aos clientes por promotores de balonismo e esportes radicais. No mesmo dia, no “Qual é a Dúvida?”, ele responde à pergunta de uma ouvinte que deseja ir de carro à Argentina e quer saber sobre a validade ou não do Seguro de Automóvel brasileiro naquele país e como proceder caso ocorra um sinistro.
Na quarta, no programa “Inovação e Sustentabilidade”, a presidente do recém-criado Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão do Setor de Seguros, que integra a Comissão de Sustentabilidade da CNSeg, Ana Paula Santos, fala sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo mercado segurador em relação a esse tema. Já no “Entenda os Seguros de Pessoas”, a diretora de Personal Lines da Corretora BR Insurance, Ana Badaró, aborda o crescimento do Seguro Viagem, cuja demanda em julho aumentou 50% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No dia seguinte, o quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar” apresenta uma entrevista com Carolina Cavanha, consultora na Prospectiva Consultoria e coordenadora da área de Healthcare & Life Sciences. Ela fala sobre os impactos da judicialização no setor de saúde suplementar. Ainda na quinta, no “Momento Jurídico”, a diretora de Mediação e Arbitragem do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros), Ana Tereza Basílio, fala sobre o futuro da arbitragem na resolução de conflitos. Encerrando a semana, sexta-feira, é a vez dos programas “Dicas do Consultor” e “Minuto da Capitalização”.
Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.