Usar a tecnologia a favor do cliente. Foi isso que motivou o Cesvi Brasil/Mapfre a investir e lançar na semana passada a Smart, uma funcionalidade do sistema Órion Orçamentos para os mercados segurador e reparador. Com o uso da Inteligência Artificial, a nova ferramenta agiliza a realização de orçamentos de veículos realizados por oficinas e por peritos.
O Blog Sonho Seguro foi conversar com Almir Fernandes, diretor executivo do Cesvi Mapfre, para entender melhor esse diferencial da Smart com utilização de um banco de dados técnico e especializado com mais de 1 milhão de sinistros. “Na comparação com a forma tradicional de orçamento, a Smart reduz o tempo em 47% e o número de cliques em 42%”, afirma o executivo.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista:
Como você define o Sistema Órion?
O Órion é uma solução on-line, integrada e completa para a gestão de sinistros. Ele oferece às oficinas a melhor ferramenta de orçamento eletrônico de reparo do mercado e proporciona uma solução que simplifica o processo para as seguradoras e reguladoras a partir do acionamento do cliente nos diferentes canais de comunicação da companhia (central de atendimento, APP, web e outros). Agora o Cesvi Brasil/Mapfre apresenta uma funcionalidade inovadora para a aplicação, a Smart, que oferece mais praticidade e rapidez para elaboração de um pré-orçamento devido ao uso de um banco de dados, com informações sobre mais de 1 milhão de sinistros e 14 mil versões de veículos. Com apenas alguns cliques, selecionando o modelo, ano do veículo e a região da batida, o sistema apresenta uma previsão de custos e tempo para o reparo. Mais informações em http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/Orion
Quais as principais vantagens proporcionadas às seguradoras?
O Órion Orçamentos dá agilidade a processos internos de liberação de seguro e ao atendimento ao cliente. Nenhum outro sistema disponível no país tem por trás a mesma essência técnica, justamente porque o Órion é subsidiado por informações de um centro de pesquisa especializado como o Cesvi/Mapfre – dedicado há mais de 20 anos a estudos e pesquisas sobre reparação e segurança veicular. A funcionalidade Smart é inédita no Brasil e vai contribuir para o aumento da produtividade ao reduzir etapas no processo de orçamento. A solução possui um algoritmo extremamente eficiente e com um elevado nível de assertividade, que foi construído sobre a base estruturada do nosso banco de dados, aliado à capacidade e conhecimento técnico da equipe do CESVI BRASIL/MAPFRE no processo de reparação e estrutura automotiva. Na comparação com a forma tradicional de orçamento, a Smart reduz o número de cliques em 42% o que resulta em uma economia de tempo de 47% no processo.
Quantos sinistros estão catalogados e como esse banco de dados ajuda as empresas do setor?
O banco de dados utilizado pela Smart contém oito anos informações sobre cerca de 1 milhão de sinistros, quase 14 mil versões de carros, 10 mil peças distintas e 1 mil variações de colisões. Ao reunir todos esses detalhes, a funcionalidade garante a seguradoras e reparadores assertividade na elaboração do pré-orçamento, gerando ganhos operacionais para os usuários e auxiliando no relacionamento com clientes.
Não caiam nessa, quem faz orçamento é oficina, eles estão pelo valor e não pelo reparo correto