A Segurize, insurtech brasileira, marcou presença, na última sexta-feira, 18 de agosto, no InsurTech Brasil 2017, evento promovido pelo Conexão Fintech com o objetivo de reunir empresas pioneiras e inovadoras do setor, executivos, investidores e empreendedores que estão na linha de frente dessa transformação global. Na programação, foram abordados temas como a eficiência operacional das seguradoras, o novo consumidor e sua relação com a tecnologia, a revolução nas formas de pagamento, entre outros.
O CEO da insurtech e também do site Buscaprev, Keyton Pedreira, falou sobre o momento de transição tecnológica pelo qual o mercado securitário está passando, os conceitos de marketplace em seguros e como as startups podem revolucionar a relação entre os consumidores, corretores e seguradoras. “Nesse contexto, criamos a Segurize como uma corretora de seguros focada em seguros simplificados, seguindo a legislação da Susep, por meio da qual qualquer cidadão pode indicar pessoas interessadas na contratação de seguros utilizando redes sociais e aplicativos como o Whatsapp. Quando concretizadas em negócios, as indicações viram pontos que podem se transformar em renda extra ou descontos em seguros para o autor da indicação”, explica Pedreira.
Ele conta que, nos próximos meses, a mesma plataforma será oferecida a corretores de seguros com opções gratuitas, para que eles possam competir de igual para igual com grandes players, como a Youse, por exemplo. “Sozinhos, os corretores não conseguem investir em tecnologia. Vamos apoiar e incentivar esses profissionais”, afirma o executivo.
Nessa mesma semana, no dia 15, o CTO da Segurize e do Buscaprev, Renato Cordeiro, participou de painel sobre insurtechs no Fintouch, maior conferência de fintechs do Brasil, que contou com mais de 1.500 participantes. Na Sala Visa, um dos três ambientes do evento, ele contou como o Buscaprev, uma das primeiras insurtechs do mercado brasileiro, compara planos de previdência privada de acordo com o perfil, disponibilidade financeira e necessidade de investimento do internauta, oferecendo também a possibilidade de contratação.
As insurtechs estão promovendo um surpreendente processo de modernização na indústria de seguros, desburocratizando processos e tornando a vida da população mais fácil. Entre as suas principais características, destaca-se: estrutura leve e prática; gestão e controle das atividades empresariais de forma otimizada; foco nas necessidades dos clientes; e sistemas nativamente digitais.