Fonte: CNseg
A aproximação entre empresas e órgãos de defesa do consumidor é o tema da “Entrevista Especial” desta segunda-feira na Rádio CNseg. A coordenadora geral de Articulação de Relações Institucionais da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), Patricia Galdino, fala sobre o impacto desse relacionamento. “É o melhor possível. Quando vemos a aproximação do mercado, das empresas, com os órgãos de defesa do consumidor, vemos o atendimento melhor àquele consumidor, principalmente o tratamento melhor às suas reclamações”, afirma ela.
Também nesta segunda, no programa “Fala Presidente”, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Marcio Serôa de Araújo Coriolano, aborda os caminhos do mercado segurador para ampliar a relação com o consumidor. “Os canais de relacionamento têm melhorado bastante ao longo do tempo”, diz Coriolano. “As empresas mudaram muito e sabem que, para manterem a sua sobrevivência e serem reconhecidas pela sociedade, precisam criar canais de atendimento que sejam próximos ao consumidor, um canal que o consumidor possa chamar de seu.”
Na terça-feira, o presidente da Comissão de Riscos de Engenharia da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Marcos Costa, explica no quadro “Conheça os Seguros Gerais” os tipos de cobertura que podem amparar o segurado contra riscos inerentes a uma construção, desde pequenos acidentes até danos causados pela natureza. Já o programa “Qual é a Dúvida” esclarece uma questão levantada por um ouvinte sobre o mercado de seguros.
No programa “Entenda os Seguros de Pessoas” desta quarta-feira, o vice-presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Luciano Snell, dá orientações sobre a gestão de riscos familiares e como o planejamento financeiro pode atuar como fermenta de proteção para os momentos de risco. Também na quarta, no quadro “Inovação e Sustentabilidade”, o coordenador da Subcomissão de Linhas Financeiras da FenSeg, Gustavo Galrão, fala sobre riscos cibernéticos – os ataques cibernéticos geram prejuízos de US$ 90 bilhões por ano em todo o mundo, e o seguro contra esse tipo de risco entra cada vez mais no radar das empresas brasileiras.
Na quinta, o “Momento Jurídico” traz entrevista com a superintendente jurídica da CNseg, Glauce Carvalhal. Ela aborda os caminhos da desjudicialização, já que o volume excessivo de demandas levou o Judiciário a contabilizar hoje cerca de 100 milhões de processos em tramitação. No mesmo dia, vai também ao ar o quadro “Por Dentro da Saúde Suplementar”.
A semana termina com o “Minuto da Capitalização”, em que a diretora-executiva de Produtos e Marketing da Icatu Seguros, Aura Rebelo, fala sobre a comunicação com o consumidor de capitalização. Também na sexta, o quadro “Dicas do Consultor” traz orientações sobre pendências e retificações na declaração do Imposto de Renda, que tem de ser enviada pelos contribuintes à Receita Federal até o próximo dia 28.
Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br.