Bruno Duque, contador, pós graduado em economia e mestrando em controladoria empresarial, possui mais de 7 anos no mercado de seguros, se dedica a sua tese de mercado, que estará disponível até fevereiro de 2017 no site da biblioteca do Mackenzie. Ele estuda o uso de relatórios gerenciais pelas seguradoras e os ganhos que isso pode trazer para todo o processo. Leia abaixo o artigo escrito por ele, onde conta pouco do que já concluiU.
Estudo realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em companhia seguradora revela que a informação alinhada a tecnologia melhora o desempenho de seus agentes comerciais. O estudo foi realizado em uma das maiores seguradoras do país e teve abrangência nacional.
O mercado de vendas de seguros é, sem dúvida, um dos mais intensos quando se trata de comparação de produtos, condições e preços, pois cada pessoa antes de se decidir por uma seguradora ou determinado produto/cobertura, tem a possibilidade de verificar em diversas seguradoras o que elas oferecem. Esse processo é feito normalmente por meio de um corretor de seguros, agências bancárias ou sites (que são corretoras on-line).
É nesse ambiente de velocidade e competitividade que as seguradoras se inserem e aquelas que possuem informações gerenciais mais assertivas e rápidas tendem a se destacar. Por esse motivo, as seguradoras investem em tecnologia e informação em todas as suas áreas (comerciais, corporativas, de sinistros, de atendimento etc.). Prova disso é que entre 2014 e agosto de 2016 as seguradoras do Brasil investiram R$ 4 bilhões em ativos intangíveis (item do balanço onde são registrados os investimentos em softwares e sistemas de computadores), segundo dados do SES SUSEP.
Para verificar a eficiência destes vultosos investimentos, o estudo realizado propôs-se a verificar se há retorno efetivo destes investimentos, focando especialmente os investimentos nas áreas comerciais da seguradora estudada. Pesquisas acadêmicas da área de controladoria e gestão do mundo todo mostram uma relação positiva entre o maior uso de relatórios gerenciais e desempenho superior. As pesquisas mostram também que quanto maior a percepção de utilidade e benefícios dos relatórios por parte de seus usuários, maior é sua utilização.
Por meio de dados do número de acesso aos relatórios disponibilizados por meio de aplicativo de celular e dados de desempenho dos agentes comerciais nas vendas da companhia foi possível comprovar que de fato aqueles que mais utilizam as informações disponibilizadas possuem em média um desempenho superior. Outra constatação foi que quanto maior a percepção de benefícios por parte dos usuários, maior foi o uso das informações e consequentemente o desempenho destes agentes. A percepção de benefícios foi testada por meio de questionário enviado a todos os comerciais da empresa.
Portanto, esta é mais uma prova de que alinhar tecnologia e informação é um caminho que proporciona resultados tangíveis para as companhias. O desafio agora tem sido saber direcionar esforços e atenções para aquilo que é mais relevante, tanto para as pessoas quanto para as empresas, pois com a abundância de informações disponíveis, saber utilizar-se daquelas que realmente importam será como ser um possuidor do “mapa da mina”.