Nilton Molina: é preciso urgência para a reforma

Release

O presidente do Conselho de Administração da Mongeral Aegon Seguros e Previdência, Nilton Molina, foi o convidado do almoço palestra realizado no dia 4 de outubro, em Belo Horizonte, pelo Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) e pelo Clube dos Corretores de Seguros do Estado de Minas Gerais (ClubCor-MG).

O executivo avaliou os impactos da longevidade na sociedade e na Previdência Social e Privada. “O Brasil se tornará um país ‘velho’, por conta de índices de natalidade cada vez menores, combinados com uma maior longevidade da população baseada, principalmente, em uma melhor qualidade de vida e nos avanços da saúde”, afirmou.

Neste cenário, Molina considera que é “inevitável e urgente” a adoção de medidas restritivas no que tange à Previdência Social e suas regras, pois em poucos anos haverá mais beneficiários e menos contribuintes. Segundo ele, em comparação ao restante do mundo, o modelo brasileiro é um ponto fora da curva, por isso propõe a “criação de um novo sistema, para aqueles nascidos a partir do ano 2000, para que tal distorção seja corrigida gradativamente no futuro”.
O executivo acredita que é necessário educar todas as gerações, sobretudo as mais jovens, para a necessidade da prevenção em relação aos riscos sociais, ou seja, a incapacidade profissional, a morte prematura e a sobrevivência (aposentadoria), contando, para isso, com as opções oferecidas pelo mercado privado.

O presidente do ClubCor-MG, Helder Lara Barbosa, considera que o evento foi uma “verdadeira aula” sobre Previdência. “Nilton Molina é um dos agricultores do mercado de seguros, abnegados profissionais que vão deixando sementes pelo caminho por onde vão passando. Ele vem semeando, há muitos anos, as sementes do Seguro de Pessoas e da Previdência Privada”.

Para o presidente do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello, “Molina aborda demografia, atuária e economia numa linguagem acessível de forma que todos entendam a Previdência Social, seus desafios e necessidades irrefutáveis de mudança, além do importante papel da iniciativa privada neste contexto, que é o de levar as soluções disponíveis à população”.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS