Aegon, Allianz, Munich Re, Swiss Re e Zurich lançam o Blockchain Insurance Industry Initiative (B3i)

Aegon, Allianz, Munich Re, Swiss Re e Zurich lançaram o Blockchain Insurance Industry Initiative (B3i) no último dia 19. Trata-se de uma iniciativa para explorar o potencial das tecnologias para melhor servir os clientes através de serviços mais rápidos, mais convenientes e mais seguros. Mais conhecido pelos financistas como “contabilidade distribuída”. Basicamente é um tipo de critptografia usada em transações com moedas virtuais.

A expectativa é de que a tecnologia se torne viável, para agilizar reconciliações em contratos de seguro e de resseguro e dê fluxo ao fluxo de capital, melhorando assim a “auditabilidade”. Algo como um livro contábil público que contabiliza quem possui um ativo na rede de negócio. Todos os envolvidos possuem uma chave do cofre deste livro para acessar dados, o que traz a confiabilidade para a operação.

Harald Rosenberger, chefe de inovação da Munich Re, afirmou em comunicado distribuído à imprensa que a tecnologia Blockchain tem seu potencial aumentado quando se trabalha em uma rede de parceiros. “Vemos um enorme benefício para a indústria de seguros em fazer isto juntos. Com o B3i estamos em uma posição para explorar e modelar o uso futuro de Blockchain e para definir os padrões necessários para uma verdadeira digitalização de seguro “.

Através do estabelecimento de relações de confiança entre todos os participantes, o blockchain tem o potencial de fornecer um ambiente seguro para contrato automático no caso de operações, sendo tais acordos armazenados em um livro partilhado, reduzindo assim a carga de trabalho administrativo de múltiplas partes interessadas para garantir a consistência do contrato e execução.

A expectativa é atrair novas seguradoras e resseguradoras depois de que esse projeto piloto, usando informações de transações anônimas, se mostre eficiente dentro do conceito para retrocessões inter-grupo pelo uso dessa tecnologia. O objetivo final é avaliar como a tecnologia blockchain pode ser estabelecida como uma ferramenta viável para a indústria de seguros em geral e para os clientes de seguros em particular.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS