Aegon, Allianz, Munich Re, Swiss Re e Zurich lançaram o Blockchain Insurance Industry Initiative (B3i) no último dia 19. Trata-se de uma iniciativa para explorar o potencial das tecnologias para melhor servir os clientes através de serviços mais rápidos, mais convenientes e mais seguros. Mais conhecido pelos financistas como “contabilidade distribuída”. Basicamente é um tipo de critptografia usada em transações com moedas virtuais.
A expectativa é de que a tecnologia se torne viável, para agilizar reconciliações em contratos de seguro e de resseguro e dê fluxo ao fluxo de capital, melhorando assim a “auditabilidade”. Algo como um livro contábil público que contabiliza quem possui um ativo na rede de negócio. Todos os envolvidos possuem uma chave do cofre deste livro para acessar dados, o que traz a confiabilidade para a operação.
Harald Rosenberger, chefe de inovação da Munich Re, afirmou em comunicado distribuído à imprensa que a tecnologia Blockchain tem seu potencial aumentado quando se trabalha em uma rede de parceiros. “Vemos um enorme benefício para a indústria de seguros em fazer isto juntos. Com o B3i estamos em uma posição para explorar e modelar o uso futuro de Blockchain e para definir os padrões necessários para uma verdadeira digitalização de seguro “.
Através do estabelecimento de relações de confiança entre todos os participantes, o blockchain tem o potencial de fornecer um ambiente seguro para contrato automático no caso de operações, sendo tais acordos armazenados em um livro partilhado, reduzindo assim a carga de trabalho administrativo de múltiplas partes interessadas para garantir a consistência do contrato e execução.
A expectativa é atrair novas seguradoras e resseguradoras depois de que esse projeto piloto, usando informações de transações anônimas, se mostre eficiente dentro do conceito para retrocessões inter-grupo pelo uso dessa tecnologia. O objetivo final é avaliar como a tecnologia blockchain pode ser estabelecida como uma ferramenta viável para a indústria de seguros em geral e para os clientes de seguros em particular.