Declínio de taxas, coberturas mais amplas e redução dos ganhos com investimentos das reservas são fatores que continuam a afetar negativamente os resseguradores globais. Estes fundamentos operacionais fracos no setor de resseguros também estão sendo exacerbado pela demanda enfraquecida das seguradoras primárias. Como resultado, as empresas têm intensificado seus esforços para desenvolver novas estratégias, a fim de se adaptarem às mudanças estruturais do mercado, conforme detalha relatório anual sobre a indústria de resseguros global divulgado hoje pela AMBest, intitulado “Inovação: A Corrida para permanecer relevante”.
De acordo com o estudo, as resseguradoras fazem movimentos para posicionar suas organizações para a sobrevivência a longo prazo, e cada vez mais o mercado de capitais parece ser uma ameaça. A capacidade do mercado de capitais continua a atrair para o setor de resseguro subscritores que têm o conhecimento de mercado e capacidade de distribuição.
“A capacidade do mercado de capitais está pressionando claramente o setor de resseguros a trabalhar mais para cobrar menos”, comentou no estudo o vice-presidente Robert DeRose. “Com mais capital no mercado, o vencedor deve ser o cliente segurado, pois isso reduz o custo do seguro. Mas é a perspectiva de valor de longo prazo é realmente importante para todas as partes envolvidas e o resultado ainda é muito incerto”.
A AMBest revisou sua perspectiva do rating para negativa sobre o setor em agosto de 2014 e manteve até hoje, citando as condições de mercado em curso que estão atrapalhando o potencial para ações de rating positivas ao longo do tempo e, eventualmente, isso pode se traduzir em pressões de rating negativa.
Entre outros destaques do relatório de resseguros global também estão análises do mercado de capitais alternativo, juntamente com análises aprofundadas do Lloyd’s of London e de mercados de resseguro de vida, bem como regiões como o Brasil, Ásia e África.
Veja mais no estudo: