Joaquim Mendanha de Ataídes é o novo xerife do mercado segurador

joaquim-mendanha-sincor-goiasFinalmente, depois de tantas discussões nos bastidores, foi publicado hoje o decreto assinado pelo presidente Interino Michel Temer na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial da União. O presidente licenciado do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, substitui Roberto Westenberg no comando da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Para o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, o novo superintendente do órgão regulador e fiscalizador do setor de seguros já é reconhecido pela sua competência e capacidade de liderança. “Sendo ele um líder afeito ao diálogo, certamente saberá aproveitar a herança da administração que agora sucede e buscar maiores conquistas em permanente interlocução com todo o mercado. Desde já a Confederação se coloca à sua inteira disposição”, enfatizou.

Em nota distribuída por sua assessoria de imprensa, Mendanha lembra que será a segunda vez, na história da Susep, que um representante do mercado de seguros goiano ocupará a função. A primeira foi com Armando Vergilio, ex-presidente do Sincor-GO e atual presidente da Fenacor, que esteve à frente da autarquia entre 2007 e 2010.

“Colocarei toda a experiência adquirida ao longo da minha trajetória no mercado de seguros a serviço da Susep, respondendo, assim, à confiança depositada em meu nome pelo presidente Michel Temer e pelo ministro Henrique Meireles”, disse Joaquim Mendanha em entrevista à Comunicação do Sincor-GO. Aos 48 anos, Mendanha reúne quase três décadas de experiência no segmento. “O fato de um corretor de seguros retornar ao comando da superintendência demonstra o papel fundamental e indispensável exercido pelos representantes desta atividade na cadeia produtiva do setor”, destaca.

Dentre as importantes atribuições da Susep que serão o foco da administração de Mendanha, segundo a nota, estão a defesa dos interesses dos consumidores junto ao mercado supervisionado pelo órgão e a promoção da estabilidade dos mercados sob sua jurisdição. Segurança jurídica, eficácia, eficiência, transparência, sustentabilidade e ética são valores basilares sobre os quais foi instituída a autarquia, em 1966.

Currículo

Joaquim Mendanha de Ataídes é graduado em Administração e Marketing pela então Universidade Católica de Goiás (hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Master in Business Administration (MBA) em Seguros e Resseguros pela Escola Nacional de Seguros.

Habilitou-se corretor de seguros em 1989 e, desde 1997, desempenha também atividade de representação institucional junto ao setor. De 1998 a 2000 foi 2º secretário na diretoria do SINCOR-GO. Entre 2001 e 2003, ocupou a cadeira de 1º secretário e entre 2004 e 2006, 1º vice-presidente na gestão do SINCOR Goiás. Em 2007, elegeu-se para seu primeiro mandato como presidente da entidade. Estava no seu terceiro mandato à frente do SINCOR-GO (gestão 2014-2017).
É cooperado fundador da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão das Micros Regiões de Goiânia e Anápolis Ltda (SICOOB CREDSEGURO), onde atualmente ocupa a 1ª vice-presidência.

Desde 2001, ocupa funções na diretoria da FENACOR e atualmente era secretário Geral da entidade nacional.

No comando da Susep, Joaquim Mendanha substituirá Roberto Westenberger, que ocupou a função nos últimos dois anos.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS