Susep: sai Westenberger, entra Mendanha

roberto pwcDepois de muita luta para permanecer no cargo disputado por políticos, o superintendente Superintendência de Seguros Privados (Susep), Roberto Westenberger, será exonerado do cargo nesta quinta-feira, com publicação sobre sua saída na sexta-feira no Diário Oficial da União. Em seu lugar entra Joaquim Mendanha de Ataídes, brasileiro, formado em Administração em Marketing pela Universidade Católica de Goiás – UCG, e MBA em Seguros e Resseguros pela Escola Superior de Seguros.

Ingressou no mercado de seguros em março de 1987, tornando-se Corretor de Seguros habilitado em 1989. Vem ocupando desde 1997 vários cargos no Sindicato dos Corretores de Goiás (SINCOR-GO). Cooperado fundador da CREDICOR-GO Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Corretores de Seguros, de Capitalização e de Previdência Privada, onde já foi conselheiro ocupando também o cargo de Diretor Administrativo. Foi Diretor Suplente da Federação Nacional dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, de Capitalização e de Previdência privada – FENACOR na gestão (2001 a 2005).

Joaquim Mendanha, presidente do Sincor-GO,Se seguir na luta de Westenberger, Mendanha terá o desafio de modernizar a Susep. Tem pela frente muitas batalhas e pouco reconhecimento, uma vez que o cargo do órgão fiscalizador do mercado segurador está sempre sendo disputado por políticos que querem apoio das seguradoras.

O grande feito e sonho de Westenberger foi criar uma nova Susep. Para viabilizar seu sonho, há dois meses conseguiu autorização do Ministério da Fazenda para a criação da diretoria de conduta, apelidada de diretoria dos consumidores. Segundo ele, essa estrutura será a base de duas vertentes: a fiscalização prudencial, com foco na saúde financeira dos regulados, e de defesa do consumidor, avaliando as práticas das seguradoras e corretores de seguros com os consumidores.

Que Roberto seja muito feliz em seu novo desafio — o dificil certamente será escolher em qual projeto vai mergulhar de cabeça –, e que o novo titular traga a modernidade para a Susep que o setor precisa nesta era digital. Hoje, as mídias sociais praticamente fazem o papel de regulador por estimularem a transparência e a fiscalização para qualquer setor da economia.

E com certeza teremos muitos eventos para agradecer o que Roberto fez e saber o que Joaquim Mendanha fará.

Borá trabalhar!

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS