Nos EUA, seguradoras pagam US$ 600 milhões por mordidas de cães

mordidas-de-cachorros-6Eis um mercado que cresce forte no Brasil, mas ainda está longe de exibir números como dos Estados Unidos. Há 70 milhões de cães, um cão para cada 4,5 pessoas. As seguradoras pagaram no ano passado, na apólice do seguro de responsabilidade civil contra as mordidas, quase US$ 600 milhões, com 15 mil pedidos de indenização. Cerca de 4,5 milhões de pessoas são mordidas por cães a cada ano. Desse número, 20% têm necessidade de atendimento médico, sendo a metade de crianças.

No Brasil o número ainda é insignificante pois poucos compram a apólice de responsabilidade civil de forma individual. Até mesmo as empresas compram limites sempre insuficientes para indenizar terceiros prejudicados, como vimos no caso Samarco, responsável pelo maior acidente ambiental do país. Mas a cultura do RC vem sendo difundida pouco a pouco e o seguro de Directors & Officers (D&O) tem ajudado muito nisso.

O D&O, por exemplo, garante uma verba para o executivo indenizar terceiros que tiveram danos pela má administração da empresa. Acionistas que compraram ações da Petrobras, por exemplo, alegam que tiveram perdas nos investimentos porque a empresa foi má administrada. Vale enfatizar que o seguro não paga por fraudes. Apenas por eventos aleatórios.

E o seguro tem limite de valores, uma vez que a prevenção é uma ação inerente do risco do negócio. A Samarco tem de indenizar terceiros pelos prejuízos causados pelo vazamento da lama, mas o valor contratado na apólice de RC ficou muito aquém das perdas que lhe foram imputadas. Sem ter uma apólice de RC adequada, terá de pedir dinheiro aos controladores para arcar com os prejuízos. E isso também vale para um proprietário de animal. Se o bicho morder alguém, ele pode ser processado e obrigado a pagar pelos prejuízos que causou.

Como nos EUA a Justiça é rápida e penaliza quem causa a perda, o mercado de seguros é gigante. Diante das perdas, a estratégia é apostar na prevenção. Nessa semana, ocorre nos EUA a “National Dog Bite Prevention Week®” (Semana de Prevenção Nacional contra Mordida de Cães), evento promovido pela American Veterinary Medical Foundation.

Segue o link do estudo captado pelo consultor Francisco Galiza.

https://www.avma.org/Events/pethealth/Pages/Dog-Bite-Prevention-Week.aspx

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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