Diário Oficial traz nova estrutura da Susep

Finalmente saiu do discurso para ser publicado no Diário Oficial o o Decreto 8.722/16, assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no dia 29 de abril, que define a nova estrutura regimental da Susep que tanto vem sendo explicada pelo titular Roberto Westenberg em suas palestras. A menina dos olhos do xerife do mercado de seguros é a Diretoria de Supervisão de Conduta, que, segundo Westenberg deverá inaugurar uma nova fase no processo de supervisão da Susep.

O Decreto 8.722/16 entra em vigor no dia 19 de maio e traz para a Susep a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, com 24 cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS).

Segundo o titular da Susep, a supervisão, com a nova Diretoria, não ficará restrita às informações contábeis das empresas. Vários outros aspectos serão levados em conta, o que vai ampliar as possibilidades de monitoramento feito pela Susep das entidades supervisoionadas.

Westenberger destacou ainda o projeto de modernização da Superintendência que engloba uma série de ações que visam a melhoria dos processos na autarquia, entre os quais a implantação do registro eletrônico de produtos, assinatura digital nas comunicações com as empresas supervisionadas, reformulação do sistema de envios de dados pelo mercado (Fip) e o processo eletrônico que vai eliminar de vez os processos em papel.

Entre as ações adotadas no âmbito do projeto de modernização da autarquia, a normatização do rito sumário do processo sancionador, incluindo a responsabilização da pessoa natural; a atualização das normas sobre aplicações dos ativos garantidores; a flexibilização das regras de resseguro; e a instituição de regra determinando a implantação do ERM (gestão de riscos corporativos para fins de solvência).

De acordo com o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff, a Diretoria de Supervisão de Conduta terá com alvo fiscalizar corretores de seguros e autorreguladoras, monitorar e fiscalizar produtos e operações de seguros, resseguros, previdência aberta complementar e capitalização, bem como garantir ao consumidor seus direitos ao fiscalizar as práticas de mercado. Também foram criadas a Diretoria de Organização do Sistema de Seguros Privado, que dará aval para novas companhias operarem no Brasil ou para determinar liquidações; a Diretoria de Administração e a Diretoria de Supervisão de Solvência.

Para ver a íntegra do decreto e seu anexo acesse:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8722.htm

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS