O jornal Folha de S.Paulo traz matéria nesta quinta-feira (21) na qual informa que o BTG Pactuai anunciou um acordo com a francesa CNP Assurances para a venda de sua participação (51%) na Pan Seguros e na Pan Corretora por R$ 700 milhões. Em comunicado, o BTG informou que “o negócio está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes” e à aprovação dos órgãos reguladores. Essas “condições” se referem à Caixa Econômica Federal, que ameaça barrar a transação.
Ambos os bancos são sócios nas duas empresas. O BTG detém o controle, e a Caixa, os outros 49% de participação. No início de março, a Folha revelou que, pelo acordo de acionistas, a Caixa tem poder de veto, caso o controle das companhias seja vendido, e só aceitaria a venda para a CNP se o grupo francês também comprasse sua participação pelo mesmo valor oferecido ao BTG. Hoje, essa condição elevaria o valor da transação para R$ 1,4 bilhão.
Por meio de sua assessoria, a Caixa disse que “não foi informada oficialmente dessa operação”. Ainda não se sabe qual posição o banco tomará depois de o BTG assinar contrato com a CNP.