
A tradicional reunião dos acionistas do maior grupo segurador da Espanha acontece nesta sexta-feira, em Madri. Pena eu não ter ido de novo para entrevistar os acionistas e saber o que eles acham da nova estratégia e o que esperam da operação no Brasil. Mas fiquei limitada a acompanhar a transmissão online para deixar meus leitores bem informados. Antonio Huertas disse a um auditório lotado de acionistas que ele espera atingir receitas de 31 bilhões de euros no final de 2018 e remunerar seus acionistas com uma rentabilidade média de 5% entre 2016 e 2018. Ele também, afirmou que durante este período, o grupo espera manter o índice médio combinado abaixo de 96%e obter um ROE médio não inferior a 11%. Tais objetivos fazem parte do novo plano estratégico, o que coloca o foco no crescimento rentável e é baseado em quatro pilares essenciais para a empresa: foco no cliente, transformação digital, excelência na gestão técnica e operacional e atração e retenção de talentos.
A diversificação geográfica e nichos de negócios com potencial de vendas são os sustentáculos da venda digital do grupo, prevista para avançar em 50% no período 2016-2018, e que conta com o lançamento da Verti em 2017, a seguradora digital do grupo. A Mapfre também segue no desenvolvimento especializado da seguradora de venda online de seguro de carro na China e está à espera de que as autoridades chinesas a concederem o pré-licenciado que pode garantir o início das operações ao longo 2017. Além disso, a Mapfre obteve recentemente uma licença do governo chinês para operar como resseguradora.
Grandes planos e grande chance de sucesso por trazer inovação num mundo mergulhado em crises políticas, econômicas, taxas de juros negativas para remunerar as reservas, desemprego, queda de renda e outros fatores negativos que exercem pressão nos resultados das empresas. Só com muita inovação e determinação para se manter firme e forte. Gostei de ouvir o plano estratégico 2016-2018.