Centro de Pesquisa estuda avanços desde abertura do resseguro

claudio contadorFonte: Boletim Acontece, da Escola Nacional de Seguros

Com o objetivo de avaliar a influência do resseguro no faturamento de prêmios de seguros, a relação causal entre a oferta dos dois e o papel das resseguradoras locais no desenvolvimento do mercado nacional, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, lançou a pesquisa “Seguro e Resseguro: Interdependência e Causalidade Pós-abertura”.

Diretor do CPES e um dos coordenadores do estudo, Claudio Contador submeteu o trabalho, elaborado em janeiro deste ano, à avaliação de um grupo de especialistas durante workshop, que aconteceu na última quinta-feira, 3 de março, na sede da Escola, no Rio de Janeiro (RJ).

“A abertura do resseguro em 2007/2008 foi uma mudança radical no mercado de seguro no Brasil, com impactos positivos que estão apenas começando. Os resultados abrem um próspero caminho para novas pesquisas, e neste sentido o trabalho pode ser considerado pioneiro”, relata a pesquisa.

O workshop será realizado também em São Paulo (SP), no dia 28 de abril. O estudo será atualizado com as contribuições de outros especialistas e estará disponível para consulta e download a partir de abril, quando será lançado o site do CPES.

Participaram do encontro os analistas da Susep e membros do Centro de Pesquisas Aplicadas em Risco da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPAR/UERJ), César Neves, Eduardo Fraga e William Lima Neto; Sandro Leal Alves, gerente geral da FenaSaúde; Camila Avozani, membro do Núcleo de Estudos e Projetos da CNseg.

A reunião também contou com a presença dos professores da Escola Luiz Antonio Nunes da Silva e Roberto Castro, conselheiro da Revista Brasileira de Risco e Seguro; Lauro Faria e Carlos Percy, coordenador e membro do portal Tudo Sobre Seguros, respectivamente; e a equipe do CPES, Natália Oliveira (coordenadora), Christiane Sonoki e Caroline Rodrigues.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS