A Argo Seguros prevê um 2016 bom para a companhia. “Somos uma seguradora nova, de nicho, ágil e a cada dia mais digital”, diz o CEO Pedro Purm. Semana passada, o grupo divulgou o balanço financeiro de 2015. Em seu quarto ano de operação, apresentou prejuízo de R$ 12 milhões, em linha com o seu planejamento financeiro para o ano e representando um aevolução de R$ 6,1 milhões em relação a 2014. “Estamos preparados para atingir o equilíbrio financeiro (break-even) neste ano”, comentou ele ao blog Sonho Seguro.
A receita da Argo totalizou a R$ 179,2 milhões, crescimento de 13%. Os prêmios ganhos, bruto de resseguro, chegou a R$ 177,7 milhões, alta de 21%. A sinistralidade, bruta de resseguro, foi de 67,9%. “Claro que o ano poderia ter sido melhor, mas dentro das condições da economia fizemos um bom resultado”, avalia.
A estratégia deste ano conta com a entrada da companhia no segmento de Directors & Officers (D&O), ramo que enfrentou problemas desde o início da Lava Jato, com muitos executivos presos por suposto envolvimento em contratos de corrupção. Apesar de o seguro não arcar com fraudes, há cobertura para custos com advogados, até que tudo seja tramitado na justiça. Se culpado, o segurado tem de devolver o valor a seguradora, uma vez que fraude é uma cobertura excluída de todo e qualquer contrato. “Muitas companhias se assustaram com os resultados da carteira e deixaram de atuar,o que reduziu a concorrência. Também os preços praticados voltaram a patamares técnicos, o que nos estimulou a colocar o produto na prateleira”, disse Purm, afirmando que a demanda está muito aquecida, tanto pelas investigações do Ministério Público, como pela entrada em vigor da Lei Anticorrupção.
A plataforma digital desenvolvida em 2012 já está consolidada e passa agora a oferecer outros produtos, além do Erros e Omissões (E&O), para o qual foi criada. Outros produtos, como o D&O e seguros para bicicletas também já estão disponíveis para a venda digital. “Os corretores aprovaram o sistema e isso nos ajuda a ter sucesso com essa estratégia”, comemora Purm.
Cerca de 12% das vendas da seguradora já vêm da plataforma digital, com mais de 15 mil clientes na linha financeira E&O. Neste ano, as negociações via plataforma devem aumentar significativamente com a oferta de D&O, com todas as condições do contrato disponíveis em aplicativos na loja Apple ou Google Play. As vendas de seguro para bicicletas também apresentam bom resultado, com 300 magrelas seguradas por mês, com prêmio médio de R$ 700.
O sucesso de ser uma seguradora com custos baixos e poder estar presente em todos os estados de forma digital é comemorado com a matriz adotando a idéia e tecnologia aqui desenvolvida. “Neste semestre, a plataforma começa a ser utilizada por um nicho de negócio da subsidiária nos EUA”, contou. Neste ano, a companhia promete desenvolver novos produtos e serviços para otimizar ainda mais a plataforma digital, que tem os corretores como vendedor oficial dos produtos. “Temos várias novidades no forno, criadas a partir do entendimento do desejo do consumidor, e estamos animados, mesmo diante desta situação do Brasil. Nosso acionista tem visão de longo prazo e todos nós torcemos para que o país consiga rapidamente resolver os problemas políticos para que a economia retome um ciclo positivo”, finalizou.