
A BB Mapfre encerrou o ano de 2015 com prêmios de R$ 16,7 bilhões, o que representa um crescimento de 2,6% sobre os resultados de 2014. Esse desempenho vem das vendas nas carteiras de agronegócios, com 14,7% de crescimento, e grandes riscos, com 17,1%. O ramo de vida encerrou o ano representando 32,9% dos negócios; automóvel, 32,7%; agronegócios, 15,8%; grandes riscos, 10,6%; e Massificados, 8%.
O patrimônio líquido totalizou R$ 6 bilhões, alta de 4,4% em relação a dezembro de 2014 e ativos totais de R$ 29 bilhões, crescimento de 12,2% em comparação a dezembro 2014. As provisões técnicas de seguros totalizaram R$ 16,4 bilhões em dezembro de 2015, o que representa uma variação de 15,2% em relação ao ano anterior, segundo informa nota distribuída à imprensa.
Apesar de 2015 ter sido um ano desafiador, impactado pelo cenário econômico, aumento das taxa de juros e baixo desempenho das indústrias, o lucro antes dos impostos e participações da BB Mapfre totalizou R$ 3,3 bilhões, um incremento de 27,9% em comparação aos R$ 2,6 bilhões do ano anterior. Segundo o grupo, esse desempenho decorre da melhoria da eficiência operacional, com redução do Índice Combinado de 88,4%, em 2014, para 87,8%, em 2015.
“A boa performance no período demonstra evolução significativa da eficiência e do resultado operacional. O processo de integração das operações e equipes foi fortalecido, potencializando as estruturas de distribuição e garantindo uma atuação cada vez mais especializada e direcionada às demandas e necessidades dos clientes”, comenta Roberto Barroso, presidente do grupo em Pessoas, Rural e Habitacional, no comunicado.
“O bom desempenho em 2015 é também reflexo de melhorias nos processos de subscrição, captura de sinergias e controle de riscos. Em 5 anos de operação, o volume de prêmios emitidos quase dobrou, passando de R$ 9,6 bilhões para R$ 16,7 bilhões, enquanto que o lucro quase triplicou, saindo de R$ 813 milhões, em 2011, para R$ 2,1 bilhões, em 2015”, afirma Marcos Ferreira, presidente responsável por auto, seguros gerais e affinities.
O grupo finalizou o ano com participação de mercado de 17,6%, liderando o segmento de produtos de riscos (sem produtos de acumulação), coroando a sua trajetória. No início da parceria, a participação de mercado era de 15,6%, ou seja, ganho de 2 pontos percentuais “de market share”, em um mercado de extrema concorrência. A companhia tem 65.975 pontos de vendas, distribuídos em Rede Mapfre (21.134 pontos de atendimento), Rede BB (7.231 pontos de atendimento próprios) e Canais Affinities (acordos comerciais que agregam mais de 37.610 pontos de distribuição em todo o país).
No balanço consolidado de 2015, o grupo encerrou o ano com 18,8% de participação, no ramo de Seguros de Pessoas. Durante o ano, os esforços no segmento de Seguros de Pessoas estiveram concentrados no desenvolvimento de ações para garantir a rentabilidade adequada em todos os produtos e canais, com foco no rigor na aplicação das políticas de subscrição e no controle dos gastos, estratégia que permitiu à seguradora registrar crescimento no resultado técnico, que melhorou 3,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. No segmento de Danos (que inclui Seguros Rurais, Grandes Riscos e Massificados), o grupo registrou prêmios da ordem de R$ 5,5 bilhões, volume 11,3% maior que em 2014.
O segmento rural é um dos destaques com planejamento e execução de ações focadas no atendimento a eventos climáticos cobertos pelos seguros rurais, apoiando quase 10 mil produtores em diversas regiões, e a redução de 44% no prazo médio de análise e liquidação de sinistros de danos patrimoniais rurais.
Em Grandes Riscos, o aumento da participação de mercado decorreu das oportunidades derivadas dos movimentos da concorrência, com consequente aumento da carteira. Durante o ano, as primeiras emissões de riscos de satélites e nuclear e a manutenção de estratégias de riscos globais contribuíram para o resultado apurado.
A expansão dos negócios também impulsionou a divisão de Automóveis, segmento em que detém a vice-liderança, com 14,8% de participação de mercado e frota de 2,8 milhões de veículos segurados. Para enfrentar a maior competitividade observada no mercado em 2015, a BB Mapfre investiu em transformação digital, ampliando a oferta de serviços digitais aos clientes e desenvolvendo esse tipo de serviço para os distribuidores, em busca de maior eficiência e fortalecimento da sustentabilidade no negócio.
Além disso, ampliou a oferta de soluções digitais, com foco nos seguros de automóveis (sinistro web e peritagem por imagem), com efetivos ganhos de acessibilidade, simplificação e agilidade para o cliente, além da redução de custos operacionais.