Lucro da BB Mapfre supera R$ 2 bi em 2015, com alta de 30,3%

Ferreira e Barroso: ano difícil, com resultados  significativos
Ferreira e Barroso: ano difícil, com resultados significativos

A BB Mapfre encerrou o ano de 2015 com prêmios de R$ 16,7 bilhões, o que representa um crescimento de 2,6% sobre os resultados de 2014. Esse desempenho vem das vendas nas carteiras de agronegócios, com 14,7% de crescimento, e grandes riscos, com 17,1%. O ramo de vida encerrou o ano representando 32,9% dos negócios; automóvel, 32,7%; agronegócios, 15,8%; grandes riscos, 10,6%; e Massificados, 8%.

O patrimônio líquido totalizou R$ 6 bilhões, alta de 4,4% em relação a dezembro de 2014 e ativos totais de R$ 29 bilhões, crescimento de 12,2% em comparação a dezembro 2014. As provisões técnicas de seguros totalizaram R$ 16,4 bilhões em dezembro de 2015, o que representa uma variação de 15,2% em relação ao ano anterior, segundo informa nota distribuída à imprensa.

Apesar de 2015 ter sido um ano desafiador, impactado pelo cenário econômico, aumento das taxa de juros e baixo desempenho das indústrias, o lucro antes dos impostos e participações da BB Mapfre totalizou R$ 3,3 bilhões, um incremento de 27,9% em comparação aos R$ 2,6 bilhões do ano anterior. Segundo o grupo, esse desempenho decorre da melhoria da eficiência operacional, com redução do Índice Combinado de 88,4%, em 2014, para 87,8%, em 2015.

“A boa performance no período demonstra evolução significativa da eficiência e do resultado operacional. O processo de integração das operações e equipes foi fortalecido, potencializando as estruturas de distribuição e garantindo uma atuação cada vez mais especializada e direcionada às demandas e necessidades dos clientes”, comenta Roberto Barroso, presidente do grupo em Pessoas, Rural e Habitacional, no comunicado.

“O bom desempenho em 2015 é também reflexo de melhorias nos processos de subscrição, captura de sinergias e controle de riscos. Em 5 anos de operação, o volume de prêmios emitidos quase dobrou, passando de R$ 9,6 bilhões para R$ 16,7 bilhões, enquanto que o lucro quase triplicou, saindo de R$ 813 milhões, em 2011, para R$ 2,1 bilhões, em 2015”, afirma Marcos Ferreira, presidente responsável por auto, seguros gerais e affinities.

O grupo finalizou o ano com participação de mercado de 17,6%, liderando o segmento de produtos de riscos (sem produtos de acumulação), coroando a sua trajetória. No início da parceria, a participação de mercado era de 15,6%, ou seja, ganho de 2 pontos percentuais “de market share”, em um mercado de extrema concorrência. A companhia tem 65.975 pontos de vendas, distribuídos em Rede Mapfre (21.134 pontos de atendimento), Rede BB (7.231 pontos de atendimento próprios) e Canais Affinities (acordos comerciais que agregam mais de 37.610 pontos de distribuição em todo o país).

No balanço consolidado de 2015, o grupo encerrou o ano com 18,8% de participação, no ramo de Seguros de Pessoas. Durante o ano, os esforços no segmento de Seguros de Pessoas estiveram concentrados no desenvolvimento de ações para garantir a rentabilidade adequada em todos os produtos e canais, com foco no rigor na aplicação das políticas de subscrição e no controle dos gastos, estratégia que permitiu à seguradora registrar crescimento no resultado técnico, que melhorou 3,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. No segmento de Danos (que inclui Seguros Rurais, Grandes Riscos e Massificados), o grupo registrou prêmios da ordem de R$ 5,5 bilhões, volume 11,3% maior que em 2014.

O segmento rural é um dos destaques com planejamento e execução de ações focadas no atendimento a eventos climáticos cobertos pelos seguros rurais, apoiando quase 10 mil produtores em diversas regiões, e a redução de 44% no prazo médio de análise e liquidação de sinistros de danos patrimoniais rurais.

Em Grandes Riscos, o aumento da participação de mercado decorreu das oportunidades derivadas dos movimentos da concorrência, com consequente aumento da carteira. Durante o ano, as primeiras emissões de riscos de satélites e nuclear e a manutenção de estratégias de riscos globais contribuíram para o resultado apurado.

A expansão dos negócios também impulsionou a divisão de Automóveis, segmento em que detém a vice-liderança, com 14,8% de participação de mercado e frota de 2,8 milhões de veículos segurados. Para enfrentar a maior competitividade observada no mercado em 2015, a BB Mapfre investiu em transformação digital, ampliando a oferta de serviços digitais aos clientes e desenvolvendo esse tipo de serviço para os distribuidores, em busca de maior eficiência e fortalecimento da sustentabilidade no negócio.

Além disso, ampliou a oferta de soluções digitais, com foco nos seguros de automóveis (sinistro web e peritagem por imagem), com efetivos ganhos de acessibilidade, simplificação e agilidade para o cliente, além da redução de custos operacionais.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS