Mapfre Seguros aposta em sistema de car sharing

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Segundo levantamento feito pela Navigant Research, consultoria que fornece análise aprofundada dos mercados globais de tecnologia, o setor de compartilhamento de carros (car sharing) deverá movimentar cerca de US$ 6,2 bilhões em 2020. De olho nessa tendência, a Mapfre Seguros, marca BB e Mapfre, acaba de firmar parceria com o Pegcar, empresa que conecta proprietários de carros a condutores interessados, permitindo locações por hora, dia ou semana. “Temos como objetivo fomentar a cultura de seguros no país. Esse foco demanda a criação de formatos inovadores de seguros que estimulam a economia compartilhada”, afirma Jabis Alexandre, diretor de Automóvel e Massificados do da BB e Mapfre.

Com esta união, os usuários terão mais conforto ao utilizar a plataforma, já que a seguradora cobrirá qualquer eventual dano no automóvel ocasionado durante o tempo de locação. A apólice cobrirá 100% da tabela FIPE e engloba colisão, incêndio, roubo, furto, assistência 24h e responsabilidade civil. O valor da franquia varia de acordo com o automóvel, tendo limite máximo de R$ 3 mil.

Compatível ao modelo de compra da empresa, o contrato conta com vigência temporária, do momento da entrega das chaves até a sua devolução, fazendo com que o seguro automóvel do proprietário não seja afetado.

Para compor a frota segurada da plataforma, o veículo deve ter até dez anos de uso e possuir uma quilometragem inferior a cem mil km. “A formalização deste acordo é um grande marco para o compartilhamento de carros entre pessoas no Brasil”, afirma Conrado Ramires, co-fundador do Pegcar.

O Pegcar possui, em sua base, carros com diversas características e valores para quem necessita de um veículo para trabalho, viagens ou um mero passeio. Ao mesmo tempo, proporciona uma renda extra para o proprietário do automóvel, que muitas vezes vê seu carro parado 22 horas do dia, em média.

O projeto tem expectativa de atingir 1 mil carros em seis meses de operação, segundo o Pegcar. O objetivo é iniciar no mercado paulista e depois expandir para todo o Brasil dentro de um cronograma estipulado.

Uma pesquisa da Market Analysis realizada em fevereiro de 2015, revelou que um em cada cinco brasileiros já ouviu falar ou leu alguma coisa a respeito do consumo colaborativo ou compartilhado (20%), proporção que dobra entre as pessoas no topo da pirâmide socioeconômica e de alta escolaridade (42% na classe A).

Do total de familiarizados com o conceito, mais de um terço (36%) praticam alguma forma de consumo colaborativo nos últimos 12 meses, o que totaliza uma incidência líquida de 7% entre a população geral. A troca ou venda de produtos usados é a prática mais comum (73%), seguida pelo aluguel ou empréstimo de bens (15%), aluguel de carro (13%), contratação coletiva de serviços (12%) e engajamento em hospedagem solidária ou paga (8%).

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

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