Setor de seguros cresce mesmo em tempos de crise no país

alexandre camilloFonte: Sincor SP

A indústria de seguros segue com projeções positivas, mesmo com o cenário de retração esperada da economia na casa dos 2%. De janeiro a junho de 2015, o faturamento do setor, descontado o segmento de saúde complementar, registrou crescimento de 16% em comparação a igual período de 2014, conforme dados da “Carta de Conjuntura do Setor de Seguros”.

De acordo com a publicação, que é assinada pelo Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo) e traz um mapeamento mensal do mercado de seguros, o desempenho setorial tem sido ancorado, em boa parte, nas evoluções dos VGBL (incluindo Previdência) e do resseguro, que apresentaram expansão de 29% e 46%, respectivamente.

O documento ressalta também que há pontos de alerta, como a evolução de apenas 3% nos ramos elementares, também nos seis primeiros meses do ano. Ainda assim, existem pilares sólidos, com motivos para otimismo no médio e longo prazo. O setor está saudável em termos de solvência, com boas margens de rentabilidade das seguradoras.

Em análise do contexto, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, avalia que o mercado de seguros tem a seu favor uma força de vendas dinâmica e capilarizada, formada por mais de 70 mil corretores de seguros em todo o país, cujo esforço e perfil empreendedor é um dos pontos-chave para expansão do setor. “É a hora de manter o foco e exercitar a resiliência para que possamos atravessar o momento atual e estarmos aptos para retomar crescimento robust o e sustentável”, afirma Camillo.

Denise Bueno
Denise Buenohttp://www.sonhoseguro.com.br/
Denise Bueno sempre atuou na área de jornalismo econômico. Desde agosto de 2008 atua como jornalista freelancer, escrevendo matérias sobre finanças para cadernos especiais produzidos pelo jornal Valor Econômico, bem como para revistas como Época, Veja, Você S/A, Valor Financeiro, Valor 1000, Fiesp, ACSP, Revista de Seguros (CNSeg) entre outras publicações. É colunista do InfoMoney e do SindSeg-SP. Foi articulista da Revista Apólice. Escreveu artigos diariamente sobre seguros, resseguros, previdência e capitalização entre 1992 até agosto de 2008 para o jornal econômico Gazeta Mercantil. Recebeu, por 12 vezes, o prêmio de melhor jornalista de seguro em concursos diversos do setor e da grande mídia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ouça nosso podcast

ARTIGOS RELACIONADOS