Mesmo diante do cenário econômico desafiador, a perspectiva é continuar investindo, afirma o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella. A companhia divulgou lucro líquido de R$ 123,5 milhões no segundo trimestre de 2015, crescimento de 130,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de prêmios chegou a R$ 3,8 bilhões no trimestre, aumento de 13,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar das turbulências e ratings revistos por agências de classificação de riscos, a meta é clara: seguir no objetivo de inovar e atrair clientes com produtos diferenciados, serviços personalizados e corretores treinados. Por isso, a seguradora se mantém nas recomendações de analistas, como a XP Investimentos. Veja abaixo a entrevista concedida por Portella.
1) Quais as metas do grupo para 2015?
Diferentemente de outros países em que o setor de seguros já se encontra mais desenvolvido e consolidado, a maior parte da população brasileira ainda não possui opção de seguros algum. Essa baixa penetração representa uma enorme oportunidade de crescimento, mesmo diante do cenário econômico desafiador. Nossa perspectiva é continuar investindo na expansão de nossa presença física e se beneficiar da versatilidade de sermos uma companhia multilinha, que oferece soluções de seguros para diversos momentos da vida dos clientes e dos negócios das empresas. A força de vendas é outro diferencial. Neste sentido, a companhia já conta com mais de 30 mil corretores espalhados por todas as regiões do país.
E as novidades em termos de produtos?
Ampliar o portfólio para oferecer ainda mais benefícios aos nossos clientes também é uma preocupação constante. Em Capitalização, segmento em que a SulAmérica é a maior entre as independentes, a companhia tem focado estrategicamente em dois produtos com os quais é líder: Garantia de Aluguel, titulo que tem a função de caução em contratos de locação, e Incentivo, que permitem a realização de promoções mediante a realização de sorteios por empresas de diversos ramos de atividades (indústria, comércio, serviços). Pioneiro no mercado, o Garantia de Aluguel detém 60% do market share de garantia locatícia com uso de título de capitalização. Além das chances de sorteio inerentes ao produto, oferece benefícios para locatário (assistência residencial e a devolução de 100% do valor aportado como garantia), locador e imobiliária. Já o Incentivo têm se mostrado como uma excelente solução de negócio, eficaz para empresas que planejam girar estoque, fidelizar clientes ou elevar a adimplência, entre outras necessidades. A SulAmérica também é líder no segmento de promoções com 25% de participação de mercado.
E como está a parceria com a Healthways?
A associação da SulAmérica com a norte-americana Healthways, maior provedora independente de soluções em saúde e bem-estar do mundo, vai possibilitar a abertura de novos segmentos de mercado em que a nova empresa poderá oferecer soluções de bem-estar, tendo como alvo os empregadores, planos de saúde públicos e privados, prestadores e indivíduos em todo o Brasil. O segmento odontológico também tem espaço para crescer, pois apenas cerca de 11% da população (21,4 milhões de brasileiros) tem seguro odontológico. A companhia quer intensificar sua presença nesse segmento explorando as possibilidades de cross sell não apenas com a carteira de saúde, mas também com outros produtos da seguradora, como vida e automóvel.
Quais segmentos são prioritários?
A SulAmérica se beneficia do modelo de negócio multilinha e, dentro desse escopo, seguimos apostando no segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), um dos principais alvos estratégicos da companhia. Oferecer ao empresário a proteção para estruturar e garantir a continuidade do seu negócio é um dos pilares essenciais do seguro, sendo uma das grandes contribuições que o nosso setor pode dar ao desenvolvimento do país. Nossa estratégia envolve ainda considerar as necessidades específicas deste segmento e tentar atendê-las da forma mais inovadora possível. Além das PMEs, certamente ainda há espaço para o nosso mercado crescer em diversos segmentos de seguro. A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), estima que o mercado de seguros cresça em torno de 12% esse ano.
Quais os principais riscos que ameaçam as metas em 2015?
Os resultados que temos apresentado nos últimos trimestres reportados demonstram que, apesar do cenário macroeconômico observado, conseguimos nos manter bem posicionados, capturando as oportunidades nos segmentos em que atuamos. Os constantes ajustes econômicos, a desaceleração do mercado e o crescimento abaixo da média podem impactar o setor. Mas, para uma companhia sólida como a SulAmérica, que conta com a força do modelo de negócios multilinha, esses impactos ficam mais diluídos. Nossa estratégia de expansão comercial permite a manutenção e ampliação da base de clientes.
Com vê a consolidação do setor?
O mercado brasileiro de seguros se adaptou rapidamente a questões como evolução tecnológica, hábitos de consumo, maior exigência dos reguladores. Essa adaptação tem impactado os seguradores e, também, os corretores.Por exemplo, maiores exigências regulatórias na saúde suplementar têm incentivado a consolidação do setor. O número de operadoras de saúde caiu praticamente pela metade nos últimos 15 anos. Apesar dos avanços no setor, precisamos acelerar o nosso processo criativo de produtos para acompanhar as transformações que estamos vendo no mundo e em nosso país. Temos total condição de superar as barreiras internas para uma projeção ainda maior da atividade de seguros no Brasil.