Levantamento interno da Brasil Assistência mostra que o maior número de intercorrências escolares acontece com crianças entre 5 e 12 anos de idade, e com maior incidência durante os intervalos, por volta das 10h. “Crianças, jovens e adolescentes, em idade escolar, passam boa parte do dia nas instituições de ensino e, por estarem acostumadas a correr e brincar, grande parte de incidentes leves e até alguns acidentes mais graves, são registrados neste período e em ambientes escolares”, comenta Izadora Arreche, coordenadora de Assistência Médica Internacional da Brasil Assistência, em comunicado distribuído à imprensa.
Entre as ocorrências mais comuns – e leves – estão as quedas da própria altura, colisões com colegas, torções no tornozelo e cortes no supercílio. Entre as mais graves, as de maior incidência, de acordo com o levantamento, envolvem quedas de muros e escadas.
A maioria das ocorrências registradas por clientes da companhia que contam com a Assistência Educacional se dá nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Em nossa Central de Atendimento são registrados acionamentos desde indicação de hospitais para avaliações de quedas simples, até atendimentos decorrentes para traumas sérios. Os chamados veem principalmente da região Sudeste”, explica.